Entre os dias 14 e 16 de novembro, o distrito de Maragogipinho, em Aratuípe, na Bahia, será palco da terceira edição do Festival da Cerâmica, que contará com feiras de artesanato e gastronomia, visitas guiadas às olarias centenárias e atrações musicais como Olodum, Escandurras e Jorge Vercillo. Com o tema “A Força da Mulher no Artesanato de Maragogipinho”, o evento homenageia as mulheres que, com criatividade, dedicação e resiliência, preservam e inovam uma das tradições mais importantes do Recôncavo Baiano.
Neste ano, as mulheres artesãs do distrito localizado a cerca de 71 km de Salvador participaram de um curso de biojoias, que trouxe novas possibilidades para a cerâmica local ao unir técnicas tradicionais com design contemporâneo. Durante o curso, as participantes produziram peças que foram apresentadas no São Paulo Fashion Week, um dos maiores eventos de moda do Brasil.
“A homenagem às mulheres artesãs de Maragogipinho é mais do que justa — é um reconhecimento da força criativa que molda a identidade dessa comunidade. Para além de burnir e pintar, elas imprimem sensibilidade, técnica e invenção ao barro, transformando o cotidiano em arte e expressão. São protagonistas de um legado que atravessa gerações e inspira o futuro do artesanato baiano. Ficamos muito felizes em celebrar essas mulheres fortes, que agora também brilham com seus acessórios no São Paulo Fashion Week, levando o nome de Maragogipinho e da Bahia ao cenário da moda e da cultura nacional.”, afirma o coordenador de fomento ao Artesanato da Bahia, Weslen Moreira.
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Augusto Vasconcelos, ressalta que o festival é um exemplo de como o artesanato pode gerar oportunidades e fortalecer a economia criativa do estado.
“As artesãs de Maragogipinho representam a força do trabalho, da tradição e da inovação. São mulheres que transformam o barro em arte e constroem, com suas mãos, o sustento de suas famílias e a identidade cultural do Recôncavo”, afirma o secretário. “Quando o artesanato de Maragogipinho chega a espaços como o São Paulo Fashion Week, por exemplo, estamos mostrando que a arte feita aqui, no interior da Bahia, tem valor universal. É motivo de orgulho para todo o nosso estado”, complementa.
O Festival da Cerâmica é realizado pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com a prefeitura de Aratuípe e o Turismo da Bahia, com execução do Instituto Convida, Instituto Curupira e o Instituto Brasileiro do Desenvolvimento do Esporte e Cultura (IBDE).
Confira a programação:
14 de novembro
• 09h às 17h – Estande FLITA (Contações de histórias, roda de conversa, Biblioteca Móvel Nelson Mandela e Sarau)
• 09h às 17h – Feira Verde (Agricultura Familiar)
09h – Apresentação Cultural (Capoeira Raízes Negras)
• 10h às 20h – Feira do Artesanato da Bahia
• 14h às 16h – Abertura Oficial
• 14h – Apresentação da Filarmônica Lira Ceciliana
• 14h às 00h – Feira Gastronômica
• 19h – Grupo de Dança Fest Dance
• 19h às 00h – Apresentações do Olodum, Geovani Santos e Milena Figueiredo
15 de novembro
• 09h às 17h – Estande FLITA (Contações de histórias, roda de conversa, Biblioteca Móvel Nelson Mandela e lançamento de livro)
• 09h às 17h – Feira Verde (Agricultura Familiar)
• 09h às 12h – Apresentação Cultural (Capoeira Mestres do Amanhã – Orquestra Pé no Barro)
• 10h às 20h – Feira do Artesanato da Bahia
• 10h30 às 11h / 15h às 15h30 – Visita guiada e experiência imersiva nas olarias
• 14h às 00h – Feira Gastronômica
• 16h30 – Desfile Biojoias com Filarmônica Lira Ceciliana
• 17h30 – Apresentação Cultural do Grupo Terno do Sol
• 18h às 00h – Apresentações de Escandurras, Artesãos do Samba, Rakel Alves e Raffa Santos
16 de novembro
• 09h às 17h – Estande FLITA (Contações de histórias, roda de conversa, Biblioteca Móvel Nelson Mandela, Sarau e lançamento de livro)
• 09h às 17h – Feira Verde (Agricultura Familiar)
• 09h às 12h – Apresentações Culturais da Associação Maragogipinho Capoeira Nascidos do Barro – Sambadeiras
• 10h às 18h – Feira do Artesanato da Bahia
• 10h30 às 11h / 15h às 15h30 – Visita guiada e experiência imersiva nas olarias
• 14h às 00h – Feira Gastronômica
• 16h às 22h – Apresentações de Jorge Vercillo, Astral A3 e Sinho Bernardo