Em apenas 12 dias, Salvador já acumula mais da metade da chuva prevista para novembro

Em apenas 12 dias, Salvador já acumula mais da metade da chuva prevista para novembro

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

@pontodevista_drones

Publicado em 12/11/2025 às 05:31 / Leia em 2 minutos

A madrugada desta quarta-feira (12) foi marcada por chuva forte em diversos bairros de Salvador. De acordo com dados do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Codesal), emitidos às 5h, o maior volume acumulado nas últimas seis horas foi registrado em Sete de Abril – Bosque Real, com 71,4 milímetros, seguido de Dom Avelar (68,2 mm) e Pirajá (66 mm).

Outros bairros também tiveram índices elevados, como Nova Brasília (64,4 mm), Canabrava (62,4 mm), Castelo Branco (62,2 mm), São Marcos – Baixa de Santa Rita (62,4 mm) e Brotas – Codesal (61,6 mm), demonstrando que a chuva se concentrou sobretudo na parte central e nas regiões mais populosas da cidade.

O acumulado reforça a sequência de dias chuvosos que vêm sendo registrados desde o início da semana e que já colocaram Salvador em estado de observação. Segundo a Codesal, o acumulado mensal está em 56,6 mm, pouco mais da metade da normal climatológica de todo o mês de novembro (108,2 mm), medida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Com o ritmo atual das precipitações, a tendência é de que a capital baiana ultrapasse a média histórica antes da segunda quinzena do mês, já que a previsão é de que as chuvas sigam pelo menos até quinta (13). A Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco e recomenda atenção redobrada da população, especialmente em locais com histórico de alagamentos ou deslizamentos.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia