COP30: Salvador apresenta projetos voltados para mobilidade limpa e descarbonização do transporte público

COP30: Salvador apresenta projetos voltados para mobilidade limpa e descarbonização do transporte público

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Ascom Semob

Publicado em 12/11/2025 às 11:09 / Leia em 2 minutos

Com uma série de iniciativas voltadas para mobilidade limpa e descarbonização do transporte público, Salvador foi destaque em mais um dia de programação da COP30, nesta terça-feira (11), em Belém, no Pará. As iniciativas apresentadas pela capital baiana envolveram desde a renovação de frota de ônibus com aquisição de veículos elétricos até a ampliação da rede cicloviária.

Esses foram alguns dos temas apresentados pelo titular da Secretaria de Mobilidade, Pablo Souza, no painel Cidades Resilientes: Mobilidade Urbana e Ações Climáticas. “Nós temos investido, ao longo dos últimos anos, em diversas ações para minimizar os impactos ambientais na cidade, especialmente no transporte público, que é um dos maiores emissores de gases do efeito estufa. Temos o BRT, que já iniciou sua operação com oito ônibus elétricos, e construímos o maior eletroterminal em área pública do país”, destacou o secretário.

Souza acrescentou ainda que a cidade está em processo de preparação para a formalização de uma operação de crédito junto ao Banco Mundial para a aquisição de 100 ônibus 100% elétricos para a renovação de frota do transporte público. Além disso, também falou sobre a aquisição de 700 ônibus modelo Euro VI, com motores menos poluentes, que deverão renovar a frota da cidade até junho de 2026, assim como os projetos futuros para ampliar a mobilidade.

“Temos investido na ampliação da rede cicloviária, que prevê a implantação de 700km de malha até 2034, incentivando a mobilidade ativa. Além disso, temos prevista a expansão do BRT para os corredores da Orla e Estação Pirajá”, contou.

Também participaram do painel a diretora nacional do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, Clarisse Linke, o diretor de impacto de crescimento do iFood, Pedro Somma, o secretário executivo da COP30, André Godinho, e a cofundadora da AYA Earth Partners, Patricia Ellen.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia