COP30: Gilberto e Flora Gil participam da estreia da ópera inspirada em ‘I-Juca-Pirama’ em Belém

COP30: Gilberto e Flora Gil participam da estreia da ópera inspirada em ‘I-Juca-Pirama’ em Belém

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Da Redação

Divulgação

Publicado em 10/11/2025 às 20:50 / Leia em 1 minutos

Gilberto e Flora Gil prestigiaram a estreia da ópera I-Juca-Pirama — Aquele que deve morrer, criação de Gilberto Gil e Aldo Brizzi com libreto de Paulo Coelho, inspirada no poema homônimo de Gonçalves Dias, publicado em 1851 na coletânea Últimos Cantos. O casal posou ao lado do elenco do espetáculo, que fez sua estreia nesta segunda-feira (10) no Theatro da Paz, em Belém, no âmbito da COP30. As apresentações seguem com mais duas récitas nos dias 11 e 12.

A montagem é descrita como “uma história dramática, filosófica e poética do mundo indígena da Amazônia, continuamente ameaçado por invasores de outros continentes e culturas”. O espetáculo reúne solistas e coro do Núcleo de Ópera da Bahia, o Coro Carlos Gomes de Belém, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e integrantes do povo Huni Kui, do Acre, em uma celebração que une música, literatura e tradição indígena.

Após a temporada em Belém, a ópera já tem destino internacional: será apresentada em junho de 2026, durante a temporada de verão do Teatro da Ópera de Roma, no Circo Máximo.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia