As gêmeas Samires e Camille Santos Lopes, de 22 anos, fazem praticamente tudo juntas: cursam a faculdade de medicina veterinária na mesma sala e, neste ano, estudaram lado a lado para o Enem. As estudantes estão entre os milhares de baianos que realizam a prova em Salvador neste domingo (9).
O objetivo das soteropolitanas é conquistar uma vaga em universidade pública, conciliando os estudos com a rotina de trabalho. Camille é autônoma e atua na reciclagem, enquanto Samires trabalha com venda de carros, cumprindo escalas das 8h às 18h.
“Trabalhar e estudar é muito difícil, eu digo que faço mágica. Vou do trabalho direto para a faculdade”, disse Samires.
O exame será aplicado em dois domingos: 9 e 16 de novembro em todo o país — com exceção de algumas cidades do Pará, onde a prova ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro. Neste domingo, os candidatos respondem a 90 questões objetivas (Linguagens e Ciências Humanas) e fazem uma redação. No próximo domingo (16), serão outras 90 questões (Matemática e Ciências da Natureza).
A partir das 18h30 deste domingo, o gabarito extraoficial poderá ser conferido no g1, com correção ao vivo e comentários de professores do Curso Anglo, incluindo a análise da prova de redação.