Um candidato chegou atrasado para o primeiro dia do Enem e precisou passar por baixo do portão enquanto ele já estava sendo fechado, na manhã deste domingo (9), em uma universidade de Cuiabá.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o jovem alcança o local segundos antes do fechamento total. Ele é empurrado por baixo da estrutura e consegue entrar a tempo de participar da prova.
Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados a participar do exame neste ano. Além da redação, a prova deste domingo trouxe questões de múltipla escolha das áreas de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.
O segundo dia de aplicação será no próximo domingo (16), com questões de ciências da natureza e matemática.
Além de avaliar o ensino nas escolas, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior, sobretudo nas instituições públicas. A nota também pode ser usada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ambos voltados para instituições particulares.