Tornado deixa 5 mortos e mais de 430 feridos no Paraná: ‘Sem precedentes’

Tornado deixa 5 mortos e mais de 430 feridos no Paraná: ‘Sem precedentes’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução/GloboNews

Publicado em 08/11/2025 às 08:18 / Leia em 2 minutos

A passagem de um tornado deixou cinco mortos e mais de 430 feridos no estado do Paraná, nessa sexta-feira (7). Imagens mostram casas destelhadas, imóveis danificados e postes de energia no chão.

As mortes aconteceram nas cidades de Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava. Moradores relataram que o tornado chegou com temporal, vento forte e granizo. Segundo a Defesa Civil, cerca de 80% da cidade de Rio Bonito do Iguaçu ficou destruída.

Nossas equipes disseram que encontraram um cenário de guerra. Temos uma equipe no local trabalhando com cerca bombeiros de várias regiões do Paraná na busca e resgate de pessoas. Nossa prioridade é a busca e o salvamento neste momento”, disse coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná.

O tornado foi classificado preliminarmente como F2, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h.

O Simepar ainda está em estudo, mas nos últimos 30, 40 anos, não se tinha visto um tornado com essa força: um tornado nível 3, com ventos acima de 250km/h. É difícil que alguma casa ou prédio comercial fique de pé. Vimos silos gigantescos e postos de gasolina indo ao chão. Então, foi uma catástrofe sem muitos precedentes na história do Paraná. Agora, cabe a nós nos solidarizar com as famílias e preparar uma força-tarefa para a reconstrução”, disse o governador Ratinho Jr, que deve ir à região neste sábado (8).

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia