A Rede Mater Dei de Saúde realiza, entre os dias 10 e 21 de novembro, um mutirão gratuito de exames voltado para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de próstata. A iniciativa integra a 15ª edição da Campanha na Luta Contra o Câncer e reforça as ações nacionais do Outubro Rosa e Novembro Azul.
Na Bahia, dois hospitais participarão da mobilização: o Mater Dei Salvador, na capital, e o Mater Dei Emec, em Feira de Santana. Serão disponibilizadas 100 mamografias e 100 testes de PSA (Antígeno Prostático Específico) na unidade de Salvador, além de 30 mamografias e 30 testes de PSA no hospital de Feira.
Os exames são direcionados ao público feminino (mamografia) e masculino (PSA) e têm como foco ampliar o acesso à detecção precoce das doenças, consideradas entre as mais incidentes no país. Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres no Brasil, com estimativa anual de mais de 73 mil novos casos. Já o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, com previsão de mais de 70 mil novos diagnósticos por ano.
As inscrições para participar já estão abertas e devem ser realizadas por meio de formulário oficial disponibilizado pela rede. Após a inscrição, os candidatos passarão por triagem para verificação dos pré-requisitos. Os participantes também terão consultas médicas gratuitas para avaliação dos resultados no dia 29 de novembro. As vagas são limitadas.