Salvador é selecionada para projeto internacional de ônibus elétricos

Salvador é selecionada para projeto internacional de ônibus elétricos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Ascom Semob

Publicado em 06/11/2025 às 17:28 / Leia em 4 minutos

Salvador foi selecionada para integrar um projeto internacional com o objetivo de acelerar a transição para veículos elétricos na frota do transporte público do país.  A medida foi anunciada durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, que acontece no Rio de Janeiro. A iniciativa é fruto de uma parceria da Prefeitura com o Ministério das Cidades, o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, o BTG Pactual, o Mitigation Action Facility e o WRI Brasil.

O programa “Ônibus Elétricos e Transformação da Indústria no Brasil: Acelerando a Transição Justa e Verde” prevê um fundo inicial de 80 milhões de euros para acelerar a aquisição de ônibus elétricos e fortalecer a cadeia produtiva nacional de mobilidade limpa. Ao todo, 10 cidades no mundo foram selecionadas para fazer parte da iniciativa, sendo quatro delas no Brasil – Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

O objetivo é mobilizar cerca de 450 milhões de euros em financiamento privado, buscando viabilizar a aquisição de mais de 1.700 novos ônibus elétricos até 2030, dobrando a frota atual de veículos do tipo no país.

Salvador, que já conta com projetos reconhecidos neste âmbito, vem implementando, desde 2022, ações estruturantes para a transição energética no transporte público. A cidade opera uma frota de oito veículos elétricos em seu sistema BRT, terceira maior frota do país.

Além disso, possui o maior eletroterminal público do Brasil, com uma potência instalada de 1.600 kW/h. A inclusão no projeto permitirá à cidade contar com assistência técnica dedicada para ações de diagnóstico, planejamento estratégico, estudos de viabilidade, apoio técnico-institucional e capacitação, incluindo a integração de critérios de inclusão social e de gênero no processo de eletrificação da frota.

Para o secretário de Mobilidade de Salvador, Pablo Souza, a escolha da cidade para fazer parte da iniciativa é mais um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos. “Essa é mais uma conquista que consolida Salvador como referência nacional em mobilidade sustentável, colocando a cidade na vanguarda da transição para um transporte público mais limpo, moderno e eficiente, solidificando o protagonismo do município nas iniciativas de descarbonização do transporte público, incentivo da modalidade ativa e no apoio ao fortalecimento da indústria nacional de tecnologia verde”, destaca.

 

O projeto – Segundo o titular da Semob, o programa “Ônibus Elétricos e Transformação da Indústria no Brasil: Acelerando a Transição Justa e Verde” é um fundo que estruturará garantias para que essa transição se torne viável do ponto de vista regulatório, trazendo mais qualidade de vida à população e cuidado com o meio ambiente, 

Desenvolvida em quatro cidades brasileiras, a iniciativa tem como propósito acelerar a transição do transporte público urbano para ônibus elétricos, além de fortalecer a indústria nacional, estruturar mecanismos financeiros para aquisição de veículos e promover uma transição justa e inclusiva em todo o ecossistema da eletromobilidade. A participação neste projeto não implica que as cidades irão realizar estes empréstimos com as empresas parceiras.

“Esse apoio estruturará garantias para que essa transição se torne viável do ponto de vista regulatório, trazendo mais qualidade de vida à população e cuidado com o meio ambiente”, esclarece o secretário.

 

Outras ações – Além da escolha para o novo projeto, Salvador está em fase de preparação de operação de crédito junto ao Banco Mundial, no valor de 94 milhões de dólares, que irá viabilizar a aquisição de mais 100 ônibus elétricos para a cidade e a ampliação de sua infraestrutura de recarga, além de outras ações em prol da mobilidade sustentável.

Ao longo do último ano, a cidade também tem realizado uma série de testes com ônibus elétricos para entender a operação e analisar o desempenho dos modelos de diferentes fabricantes, tanto nacionais como internacionais, na rotina do trânsito e das vias da cidade.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia