Obras do novo viaduto na Avenida ACM alteram trânsito em Salvador a partir desta quinta (6)

Obras do novo viaduto na Avenida ACM alteram trânsito em Salvador a partir desta quinta (6)

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Betto Jr./Secom PMS

Publicado em 06/11/2025 às 08:57 / Leia em 3 minutos

A partir desta quinta-feira (6), o trânsito na Avenida ACM, na região do Shopping da Bahia, passará por alterações devido ao lançamento de vigas metálicas do novo Viaduto Antônio Linhares. A intervenção é realizada pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), e integra o projeto Nova Circulação da Avenida Tancredo Neves.

As mudanças no tráfego começam às 22h desta quinta, com a interdição total da via e desvio em frente à Igreja Universal, além do bloqueio da descida do viaduto do BRT, sentido Shopping da Bahia. A interdição será necessária para a instalação de um guindaste de 500 toneladas. A previsão é que a circulação seja retomada às 5h de sexta-feira (7), porém três faixas da Avenida ACM devem permanecer fechadas para quem vem da Avenida Bonocô, devido à permanência do equipamento na pista.

Na noite de sexta (7), a partir das 22h, a descida do viaduto do BRT voltará a ser interditada para montagem de dois guindastes, de 500 e 450 toneladas. A liberação do tráfego está prevista para 5h do sábado (8), mas novamente com três faixas bloqueadas durante o dia.

No sábado (8), a partir das 20h15, haverá nova interdição total em frente à Ford e da faixa de descida do BRT. Às 22h, o bloqueio será estendido para a pista exclusiva do BRT, permitindo o içamento e a fixação das vigas do viaduto. As alterações permanecerão durante todo o domingo (9), com previsão de liberação completa da área às 5h de segunda-feira (10).

Rotas alternativas

Condutores que vêm das avenidas Bonocô, Barros Reis e Via Expressa devem optar pela BR-324 e Avenida Luis Eduardo Magalhães. Quem sai do Rio Vermelho ou Pituba pode utilizar as vias marginais da Avenida ACM. Agentes de trânsito estarão de plantão para orientar motoristas, pedestres e passageiros. A sinalização na região também será reforçada.

O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, destacou que o Viaduto Antônio Linhares integra um conjunto de obras estruturantes na região. “O conjunto inclui o mergulho da Tancredo Neves com a Magalhães Neto, a duplicação da ligação entre a Paralela e o Iguatemi e o viaduto Duda Mendonça, além do fechamento do acesso em frente à atual Rodoviária”, explicou.

A conclusão do viaduto está prevista para janeiro de 2026. “São obras fundamentais para a mobilidade urbana, pensadas para equilibrar diversas tipologias de transporte e melhorar o fluxo viário em uma região marcada pelo crescimento acelerado e pela presença de múltiplos modais”, completou o secretário.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia