110m² e vista panorâmica: saiba como é a suíte que hospedou o presidente Emmanuel Macron em Salvador

110m² e vista panorâmica: saiba como é a suíte que hospedou o presidente Emmanuel Macron em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Gabriel Moura

Reprodução

Publicado em 06/11/2025 às 12:31 / Leia em 5 minutos

Para o presidente do país que difundiu a elegância ao redor do mundo, a suíte mais exclusiva da cidade. O francês Emmanuel Macron, desembarcou em Salvador nesta última quarta-feira (5) para cumprir agenda oficial na capital baiana, e, para a soneca presidencial, escolheu o Fera Palace Hotel, no Centro Histórico.

Segundo informações exclusivas do Alô Alô Bahia, Macron ficou na Tower Suíte, símbolo de luxo e conforto no histórico hotel, que recentemente foi eleito o melhor da Bahia e o sétimo melhor do Brasil no conceituado ranking da revista Exame.

Instalada no último andar, a Tower Suíte é única em sua categoria e reúne 110 m² pensados para uma experiência privativa e sofisticada. Ampla, iluminada e com vista panorâmica para a Baía de Todos os Santos, reúne sala de estar, sala de jantar com bar e lavabo, além de uma decoração assinada pelo premiado arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl.

O design privilegia linhas contemporâneas, elegância discreta e uma atmosfera que dialoga com o mar e o pôr do sol da Baía.

Diferenciais do hotel
Localizado na Rua Chile, a primeira do Brasil, o edifício de 1934 renasceu de forma luxuosa após um meticuloso processo de restauração que devolveu seu esplendor Art Déco. São 81 apartamentos e suítes distribuídos em pavimentos com ambientações distintas, onde móveis, cores e materiais foram pensados para evidenciar tanto a estética da década de 1930 quanto a personalidade baiana.

Pisos originais de madeira e mármore foram recuperados, ao passo que peças de linho, sisal e algodão reforçam a tropicalidade do projeto. Fotografias de Akira Cravo espalhadas nos corredores e quartos conectam o hóspede à cultura e ao cotidiano da Bahia.

Ao chegar, cada visitante, seja presidente ou não, é recebido com carta escrita à mão, chinelos e bags exclusivas do Fera, chocolates e sequilhos artesanais. Há ainda serviço de concierge, reservas personalizadas e um ritual de abertura de cama que torna a noite mais especial, com sementes e extrato de lavanda para garantir um sono relaxante. Entre as amenidades, estão kits de beleza, higiene e bem-estar, além de shampoo, condicionador e sabonete líquido no box.

Na Gastronomia, o Fera Palace Hotel acaba de anunciar a chegada do chef Peu Mesquita como seu novo chef executivo, responsável pela gastronomia dos bares e restaurantes do hotel. Nascido em Salvador, Peu construiu uma trajetória sólida na cena gastronômica, com formação internacional e experiência em restaurantes de prestígio.

Diplomado pelo Instituto Italiano de Culinária e com passagem pelo Piazza Duomo, restaurante detentor de três estrelas no Guia Michelin, Peu voltou à capital baiana em 2019, depois de integrar a equipe do premiado D.O.M., comandado por Alex Atala, em São Paulo. O chef está atualmente à frente da cozinha do Vona, na Graça, parte do Grupo Soho, que assumiu, em agosto, a gastronomia do Fera. Antes disso, Peu passou pelos restaurantes Lafayette, Amado e comandou o agradável Pepo.

Agora, à frente da cozinha do Fera Palace, o chef dá início a um novo capítulo em sua carreira. “No Fera, a proposta é fazer algo leve, elegante, que tenha muita influência do litoral da Bahia. A gente vai usar muito frutos do mar e peixes. O Fera já é um local que tem uma história muito imponente e nós queremos valorizar isso também com a cozinha”, afirma Peu Mesquita, que tem no currículo ainda o comando, antes da pandemia, do restaurante M’Ar, na Bahia Marina, onde já provou ter talento de sobra no trato com os frutos do mar e os peixes.

Em agosto, o Fera Palace anunciou que o Grupo Soho passou a ser responsável pela curadoria da área de Alimentos & Bebidas do hotel, incluindo criação de cardápios, supervisão de pratos e serviço, além do treinamento de equipe. O primeiro passo da parceria será a reabertura do restaurante do térreo.

A ambientação interna traz traços marcantes da cultura afro-baiana. Logo na recepção, lustres Art Déco convivem com esculturas da artista baiana Nádia Taquary, feitas em madeira, búzios, palha, miçangas, pastilhas de coco, ouro, prata e figas. Sua obra “Nós”, exposta no lobby, cria um elo afetivo com a memória do antigo Palace Hotel.

O balcão da recepção preserva o armário de correspondências originais do hotel e o lobby bar tem adega com mais de mil rótulos e seleção especial de cachaças artesanais.

A história do Fera Palace também é parte da experiência. Inaugurado em 1934 como o primeiro hotel de luxo do Nordeste, o antigo Palace recebeu nomes como Carmem Miranda, Grande Otelo, Pablo Neruda e Orson Welles e serviu de cenário para cenas de “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, de Jorge Amado. Sua fachada é tombada pelo Iphan, com 230 adornos e 640 janelas originais restauradas.

Programação presidencial
Macron chegou a Salvador para participar da abertura do festival Nosso Futuro Brasil: Diálogos com África, no Museu de Arte Moderna da Bahia, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

O evento marca o início da Temporada França Brasil, série de ações culturais que segue até o dia 8 de novembro celebrando laços entre Brasil, França e África e debatendo temas como inclusão, igualdade de gênero e valorização de culturas afrodescendentes.

Depois da passagem pela capital baiana, o presidente seguiu para Belém nesta quinta-feira (6), onde participará de reunião preparatória para a COP 30.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia