Belém recebe, nestas quinta (6) e sexta-feira e (7), a Cúpula do Clima, encontro internacional que reúne líderes e delegações de 57 nações. A reunião funciona como um pré-evento à COP 30, que será realizada também na capital paraense, entre 10 e 21 de novembro. Em pauta, temas como preservação ambiental, transição energética, financiamento climático e os diferentes impactos das tragédias ambientais sobre populações ao redor do mundo.
Convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a cúpula busca ampliar o diálogo e a mobilização global em torno da agenda climática. Além de chefes de Estado e de governo, o encontro conta com ministros e representantes de organizações internacionais, que discutirão compromissos e estratégias conjuntas para enfrentamento das mudanças climáticas.
A plenária de abertura ocorre nesta manhã, conduzida pelo presidente Lula. Em seguida, será realizado o almoço do Tropical Forests Forever Fund (TFFF), proposta liderada pelo Brasil para remunerar países que preservam florestas tropicais, destinando 20% dos recursos a povos indígenas e comunidades tradicionais.
Segundo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é necessário criar novas fontes de financiamento para apoiar quem mais preserva o meio ambiente. Ela destaca que a redução das desigualdades sociais também é parte essencial do combate à crise climática. Para o governo brasileiro, além da responsabilidade dos países desenvolvidos de apoiar financeiramente a proteção do planeta, a preservação pode ser tratada como investimento, princípio que orienta o desenho do TFFF.
Ao longo do dia, os chefes de delegações farão seus discursos no Salão Plenário, seguindo ordem previamente definida.