Duas iniciativas de Salvador estão entre as seis vencedoras da 3ª edição do Prêmio Pacto Contra a Fome, um dos principais reconhecimentos a projetos de impacto social no país. Realizada pelo Instituto Pacto Contra a Fome, a premiação conta com a cooperação de cinco agências da ONU e reconhece ações que atuam no combate à fome e na redução do desperdício de alimentos no Brasil.
A entrega do prêmio aconteceu nesta terça-feira (4), no Teatro do SESI, na Avenida Paulista, com apresentação do ator baiano Luis Miranda. O evento reuniu representantes do terceiro setor, gestores públicos e especialistas em segurança alimentar e premiou cada projeto vencedor com R$ 100 mil para fortalecer suas atividades e com o Troféu Pacto Contra a Fome, assinado pelo artista Vik Muniz.

Sabores do Quilombo | Foto: Divulgação
Da Bahia, os vencedores foram o Sabores do Quilombo, na categoria Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, e Ajeum, na categoria Redução e/ou Reversão do Desperdício de Alimentos. A primeira iniciativa é liderada por mulheres quilombolas da Associação Dandara dos Palmares e valoriza a culinária tradicional afro-brasileira como ferramenta de autonomia econômica e fortalecimento comunitário. O segundo projeto é desenvolvido pelo Instituto Cultural Bantu, que oferece alimentação diária a crianças e adolescentes em Salvador, além de promover oficinas de hortas comunitárias e práticas de agricultura urbana.

Ajeum | Foto: Divulgação
O Prêmio Pacto Contra a Fome conta com cooperação das agências da ONU UNESCO, FAO, WFP, UNICEF e PNUMA, além do apoio institucional da Fiesp, por meio do programa Alimentar o Futuro, e coordenação técnica da ponteAponte.