O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade da Secretaria da Saúde do Estado administrada pelo Einstein, realizou nesta semana mais um transplante de tecido musculoesquelético. O órgão veio de um banco de ossos no Rio de Janeiro. A paciente, uma mulher de 53 anos, da região de Feira de Santana, precisou fazer a troca de uma prótese de quadril.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo e ocupa a segunda posição global em número de procedimentos realizados — atrás apenas dos Estados Unidos. O HOEB já realizou mais de 11,3 mil cirurgias apenas neste ano. Além dos traumas, os casos mais frequentes envolvem dores crônicas, e muitas vezes casos associados à limitação de mobilidade e incapacidade funcional. Todos são encaminhados a unidade através do Sistema de Regulação Estadual para tratamento cirúrgico.
Maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil, o HOEB realizou, em julho deste ano, o primeiro transplante de osso e cartilagem do estado da Bahia, um procedimento considerado extremamente inovador na ortopedia. O paciente, um homem vindo do interior via regulação, foi vítima de um acidente de moto que comprometeu totalmente o joelho. O órgão foi reconstruído com a peça transplantada e o paciente já apresenta uma recuperação positiva.