Salvador registra em outubro o triplo da chuva esperada e quebra recorde histórico

Salvador registra em outubro o triplo da chuva esperada e quebra recorde histórico

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

@pontodevista_drones

Publicado em 04/11/2025 às 20:34 / Leia em 2 minutos

Outubro de 2025 foi o mais chuvoso já registrado em Salvador para o período. Segundo dados do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec/Codesal), o acumulado na estação da Boca da Mata chegou a 300,4 milímetros, o que representa 230% acima da média histórica. O índice supera todos os registros anteriores e consolida o maior volume de chuva da série histórica para o mês.

Até então, os maiores registros de outubro haviam sido de 296,9 milímetros em Ondina, em 1990, e 272,3 milímetros, em 1986. Neste ano, a estação de Ondina, usada como referência para as médias climatológicas da cidade, contabilizou 128 milímetros, 41% acima da normal histórica, estimada em 91 milímetros.

Outras regiões da capital também tiveram precipitações muito acima do esperado. As estações de Nova Brasília (290,6 mm), Fazenda Grande do Retiro (285,0 mm) e São Cristóvão (282,8 mm) registraram volumes expressivos, reforçando o comportamento irregular e localizado das chuvas em diferentes áreas da cidade.

De acordo com o Cemadec, a capital baiana vem registrando, nos últimos anos, eventos de chuva intensa cada vez mais frequentes, o que demanda atenção redobrada às políticas de prevenção e adaptação climática em andamento no município.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia