Muncab tem programação especial durante o ‘Festival Nosso Futuro’; confira

Muncab tem programação especial durante o ‘Festival Nosso Futuro’; confira

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Cristian Carvalho

Publicado em 04/11/2025 às 16:17 / Leia em 3 minutos

Considerado um dos principais equipamentos culturais de Salvador, o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira terá uma programação especial entre os dias 5 e 8 de novembro. Durante o ‘Festival Nosso Futuro’, que integra a Temporada França-Brasil 2025, o espaço será palco de diversas atividades, incluindo visitas a exposições internacionais e oficinas.

A estreia da programação acontece nesta quarta-feira (5), às 10h, com o bate-papo gratuito ‘Cozinhas Africanas em Comum: de África às Diásporas’, que vai reunir chefs da África, França e Bahia para um debate sobre identidade, ancestralidade e criações contemporâneas. Entre os profissionais confirmados, estão Axel Mbetcha Tiezan (FR); Georgina Viou (FR); Naomi Martino (FR); Hugues Mbenda (FR); Siradji Rachadi (FR); Alício Charoth (BA); Solange Borges (BA); e Ana Célia (BA).

Na quinta-feira (6), o destaque fica por conta das visitas mediadas disponibilizadas pela mostra ‘Memória: relatos de uma outra História’, que possui a curadoria de Nadine Hounkpatin (Benin/França) e Jamile Coelho (BR).

O público também terá a oportunidade de conhecer a exposição “Ancestral: Afro-América | Brasil – EUA”, que reúne 130 obras de artistas negros do Brasil e dos Estados Unidos. A mostra, com curadoria de Ana Beatriz Almeida e direção artística de Marcello Dantas, estabelece um diálogo entre produções contemporâneas que abordam temas como identidade, território,  futuro e memória afro-diaspórica. 

A programação segue na sexta-feira (7), quando os os participantes do evento terão acesso gratuito às exposições do museu. As visitas têm início a partir das 11h40, pela manhã, e retornam às 15h40, durante a tarde.

Outra novidade são as oficinas que serão realizadas no sábado (8), no Espaço Educativo do museu. A oficina “Tecendo Memórias” convida os participantes a costurar lembranças individuais em uma colcha de memórias coletivas, tendo o tecido (retalhos e roupas próprias) como elo afetivo. A atividade será conduzida pela artista e mediadora cultural Kim Queiroz, a partir das 11h30.

Já o workshop “Geografia da Memória” leva mais uma importante reflexão para o público, desta vez, sobre a diáspora negra e a ocupação dos territórios por meio da técnica da colagem. Conduzida por Kim, a atividade tem início às 15h30 e utilizará retratos pessoais, mapas, adinkras, folhas e outros materiais simbólicos para reimaginar esses espaços.

De acordo com Cíntia Maria, o MUNCAB vive um período de atividades intensas, consolidando seu lugar como um dos principais pólos da arte negra contemporânea no mundo.“A programação do MUNCAB, dentro do ‘Festival Nosso Futuro’, reforça a posição do museu como um espaço vivo de escuta, criação e reconstrução das memórias afro-diaspóricas a partir da arte e do diálogo”, pontua a diretora.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia