O antropólogo e PHD em consumo Michel Alcoforado vem a Salvador nesta quinta-feira(06), a convite do Alô Alô Bahia, para participar de um evento promovido pelo site. Autor do livro ‘Coisa de Rico’, Alcoforado é referência nacional em inovação, cultura e comportamento.
O encontro – para convidados das marcas parceiras do projeto – será realizado no Palacete TiraChapéu, centro enogastronômico, de arte e eventos do Centro Histórico e que tanto valoriza a preservação do patrimônio arquitetônico de Salvador.
Doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e fundador da consultoria Consumoteca, Michel ficou conhecido como o “antropólogo do luxo” ao estudar o impacto do consumo na vida dos brasileiros. O talk será mediado pela jornalista Rita Batista.

Talk será mediado por Rita Batista
Performance
Alcoforado defende que renda ou patrimônio não são suficientes para definir quem é rico no Brasil. Para ele, a riqueza se mede pela performance e domínio de códigos sociais. Em suas pesquisas, ele observa que, diferente dos Estados Unidos — onde a riqueza está ligada à construção de impérios —, a elite brasileira associa riqueza à conquista e à naturalização de sua posição de poder.
“A ideia do vocabulário da conquista traz algo fundamental para pensarmos as diferenciações de classe no Brasil: ela está muito atrelada à busca incessante por naturalizar a posição”, afirma.
O antropólogo, que também é host do podcast É Tudo Culpa da Cultura e comentarista da rádio CBN, diz que sua pesquisa analisa como a desigualdade social brasileira é mantida e reproduzida.

Evento será realizado no Palacete TiraChapéu
Encontro cheio de baianidade
Além do local icônico, os convidados desfrutarão do melhor da culinária baiana contemporânea, com o menu desenvolvido pela chef Angeluci Figueiredo, a Preta. Conhecida pelos empreendimentos nas Ilhas de Maré e dos Frades, há um ano a chef inaugurou o bem-sucedido Preta TiraChapéu, no palacete que recebe o encontro com Alcoforado nesta quinta.
E para tudo ficar mais especial, as harmonizações acontecerão com os vinhos da vinícola baiana UVVA, que desde 2012 investe no enoturismo da Chapada Diamantina com produto de qualidade produzido em solo baiano e que atrai turistas brasileiros e internacionais.

Chef Angeluci Figueiredo, a Preta