Kleber Mendonça Filho fala sobre sucesso de ‘O Agente Secreto’ e planos de filmar em Salvador: ‘Por que não?’

Kleber Mendonça Filho fala sobre sucesso de ‘O Agente Secreto’ e planos de filmar em Salvador: ‘Por que não?’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Surenã Dias e Tiago Mascarenhas

Alô Alô Bahia

Publicado em 04/11/2025 às 19:44 / Leia em 3 minutos

O diretor Kleber Mendonça Filho esteve em Salvador, nesta terça-feira (4), para a pré-estreia de “O Agente Secreto”, que lotou o Cine Glauber Rocha, no centro da capital baiana.

O evento aconteceu dois dias antes da estreia nacional do filme, marcada para quinta-feira (6). Em entrevista ao Alô Alô Bahia, o cineasta falou sobre sua relação com o cinema soteropolitano.

“É como se eu estivesse em casa, porque eu acompanho o trabalho feito aqui desde antes do início, quando ainda era o Glauber Rocha original. Acho que cinemas como esse, principalmente os de rua, têm muita personalidade. Eles ajudam a construir a imagem de um filme e o caráter de um cineasta também. Há uma troca — eu trago os filmes pro Glauber e o Glauber exibe os filmes”, contou.

Sobre a repercussão de “O Agente Secreto”, o diretor celebrou o engajamento do público e a parceria com Wagner Moura.

“Rapaz, é o que eu pedi ao Papai Noel muitos anos atrás, né? Fazer um filme para as pessoas interagirem, reagirem, rirem, ficarem com medo, eletrizados, discordar também. Tem muita energia em torno do ‘Agente Secreto’. E esse bicho aqui [Wagner Moura] é a cara do filme, é um carisma danado. Muito boa essa combinação. Espero fazer outro roteiro que ele goste”, disse.

Kleber também revelou que considera filmar em Salvador. “Por que não? Eu tô pensando num próximo filme, mas é muito cedo ainda. Eu preciso primeiro encerrar o trabalho com o ‘Agente Secreto’ pra começar a trabalhar com outro”, afirmou.

A noite contou com a presença do protagonista Wagner Moura e da produtora Emilie Lesclaux, que participaram de um bate-papo com o público antes da sessão.

Em conversa com o Alô Alô Bahia, o ator destacou o vínculo afetivo com o estado. “Rapaz, tudo que eu faço — você vê que eu quis estrear minha peça aqui, né? — eu faço as coisas pra galera da Bahia ver, pra minha mãe ver, pra meus amigos”, contou.

Escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar 2025, “O Agente Secreto” acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor universitário que foge para Recife para escapar de agentes governamentais enquanto tenta deixar o país com o filho pequeno.

O elenco inclui Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho, Isabél Zuaa, Rubens Santos, Udo Kier, Thomás Aquino, Suzy Lopes, Buda Lira, Carlos Francisco e Laura Lufési.

Premiado em diversos festivais, o filme já soma quase 20 prêmios internacionais, incluindo Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura no Festival de Cannes. A produção também chega nesta semana a Portugal e Alemanha, e segue para os Estados Unidos, com exibições em Nova York (26 de novembro) e Los Angeles (5 de dezembro), além de desembarcar na França em 17 de dezembro).

Assista ao trailer:

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia