O Balé Teatro Castro Alves promete encantar o público com as obras “Maré de Si” e “Cafundó”, resultados dos processos criativos realizados nos Ciclos II e III do LAB BTCA, programa de experimentação em dança da companhia que promove trocas formativas e artísticas entre seus intérpretes-criadores e a comunidade. As apresentações acontecem nesta terça-feira (4), às 19h, no Espaço Xisto Bahia, em Salvador. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do espaço.
“Cafundó”, orientada por Sylvan Barbosa, e “Maré de Si”, orientada por Leonard Henrique, reúnem os frutos das experiências construídas ao longo dos últimos meses, afirmando o LAB BTCA como espaço de formação, criação e troca contínua.
Em “Cafundó”, memórias e presenças urbanas emergem como monumentos vivos, evocando personagens e afetos que atravessam a cidade e sua história popular. Já “Maré de Si” convida ao mergulho interno, às poéticas do corpo que escuta, se transforma e se deixa mover por fluxos íntimos e coletivos.
LAB BTCA
O programa de extensão do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), com a dança como eixo central, promove a formação de artistas iniciantes por meio de processos criativos interdisciplinares, articulando práticas corporais, técnicas de palco e expressão cênica. Estruturado em ciclos de três meses, com turmas de até 20 participantes, o programa oferece uma jornada formativa que culmina em uma mostra artística pública. Desde sua criação em 2010 e reestruturação em 2019, a iniciativa tem se consolidado como uma plataforma importante do BTCA, promovendo o acesso à arte, a troca de saberes e o fortalecimento da cena cultural local.