Omunicípio de Ibotirama, no oeste da Bahia, alcançou 40,3 °C nesta sexta-feira (31), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) — a maior temperatura registrada no Brasil.
A cidade foi a única do país a ultrapassar os 40 graus. Logo depois aparecem Caicó (RN), com 38,8 °C, e outras duas cidades baianas: Correntina, que marcou 38,4 °C, e Barra, com 35,6 °C, todas localizadas no oeste baiano.
De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a presença de uma massa de ar seco deve manter o tempo firme e ensolarado neste fim de semana em quase todo o estado.
No litoral, incluindo Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo, o sol predomina, mas há chance de chuvas rápidas e isoladas nas primeiras horas da manhã. Já no oeste, o calor intenso e a baixa umidade do ar continuam favorecendo focos de incêndio.
A tendência é que o tempo seco persista também na segunda-feira (3), com predomínio de sol em grande parte da Bahia. Há possibilidade de pancadas de chuva passageiras ao amanhecer, especialmente na faixa litorânea, e aumento de nebulosidade no decorrer do dia no Oeste e Centro-Sul do estado.
Ainda segundo o Inmet, o mês de novembro deve registrar temperaturas acima da média em todo o Nordeste. No sul do Piauí e no leste do Maranhão, os termômetros podem marcar até 1 °C acima do normal, enquanto nos demais estados, o desvio fica em torno de 0,8 °C. As temperaturas médias na região devem ultrapassar 28 °C, mesmo em áreas próximas ao litoral.