Novembro terá três feriados nacionais; veja como ficam as folgas

Novembro terá três feriados nacionais; veja como ficam as folgas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Getty Images

Publicado em 31/10/2025 às 08:34 / Leia em 2 minutos

O mês de novembro começa com expectativa para muitos trabalhadores. O penúltimo mês do ano terá três feriados nacionais: Finados, Proclamação da República e Consciência Negra. No entanto, apenas um deles cai em dia útil, o que deve impactar pouco a rotina da maioria das empresas.

Os feriados caem em 2 de novembro (Finados), um domingo; 15 de novembro (Proclamação da República), em um sábado; e 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), em uma quinta-feira.

O Dia da Consciência Negra passou a ser feriado nacional em 2023, após aprovação do Congresso e sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Antes disso, a data não constava no calendário nacional e sua adoção dependia de leis estaduais ou municipais.

Mesmo quando ocorre no sábado ou no domingo, o feriado segue as mesmas regras dos demais. Isso significa que, se o trabalhador não trabalha nesses dias, nada muda na rotina. Se o trabalhador atua no sábado, domingo ou feriado, tem direito a descanso remunerado.

Caso não seja possível folgar na data, a empresa deve compensar com folga em outro dia ou pagar em dobro pelo trabalho realizado. Essas regras valem para qualquer feriado, independentemente do dia da semana, exceto quando há previsão diferente em acordo ou convenção coletiva.

Próximos feriados em Salvador

Depois de novembro, o próximo feriado nacional é o Natal, em 25 de dezembro, que em 2025 cai em uma quinta-feira, possibilitando folga prolongada para quem não trabalha às sextas, sábados ou domingos. A véspera de Ano Novo, em 31 de dezembro, também é ponto facultativo a partir das 13h, o que pode permitir emenda para quem folga no dia 1º de janeiro.

Para os soteropolitanos, dezembro reserva ainda outra data de folga: 8 de dezembro, feriado municipal em homenagem a Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da cidade e da Bahia. Em 2025, a data cairá em uma segunda-feira, favorecendo um fim de semana prolongado e movimentação no comércio e no turismo local.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia