Movimento cultural negro nascido em Salvador desembarca em novos destinos e dá início a turnê internacional

Movimento cultural negro nascido em Salvador desembarca em novos destinos e dá início a turnê internacional

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 31/10/2025 às 13:55 / Leia em 2 minutos

A festa O Pente, nascida em Salvador e reconhecida por celebrar a cultura negra contemporânea, desembarca pela primeira vez em Aracaju neste sábado (1º), marcando oficialmente a abertura do Mês da Consciência Negra na capital sergipana. O evento chega após passar por diversas capitais brasileiras e conquistar projeção internacional, reforçando sua proposta de enaltecer a música, a ancestralidade e a liberdade como expressões de resistência e afirmação.

A edição sergipana será realizada na DOCA (Av. Desembargador Maynard, 92) e reunirá artistas da cena local e nacional em uma noite de celebrações, ritmos afrodiaspóricos e conexões que dialogam com diferentes territórios da cultura preta.

Diretamente da Bahia, onde O Pente nasceu e se consolidou, o músico O Puto Erudito se apresenta com seu trabalho que funde pagodão baiano e violino, criando um encontro entre tradição e contemporaneidade. Na mesma linha de fortalecimento dessa ponte cultural entre Salvador e Aracaju, o idealizador da festa, Uran Rodrigues, assume as pick-ups durante a noite.

Da cena sergipana, marcam presença Rafa Aragão, Gabi Neguin, além dos nomes do hip hop local Anderson Hot Black e Pardal, reforçando o compromisso do movimento com a valorização e circulação de artistas pretos de diferentes territórios.

Aracaju é a primeira parada da nova turnê d’O Pente, que segue ao longo do mês para Salvador (7), São Paulo (14), Curitiba (15), Nova York (22) e Atlanta (29), chegando também aos Estados Unidos.

“Mais que uma festa, O Pente é um movimento cultural e político, uma celebração da beleza preta em todas as suas formas, com som, presença, dança, liberdade e ancestralidade”, destaca Uran, em conversa com o Alô Alô Bahia.

Os ingressos para a edição em Aracaju estão disponíveis na bilheteria da casa e também na plataforma Shotgun. Informações: @opente_afesta.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia