O deputado Euclides Fernandes (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, um projeto de resolução que prevê a concessão do Título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. De acordo com o parlamentar, a honraria deve ser concedida ao ex-governador da Bahia em reconhecimento a sua trajetória de vida e contribuição para as causas nobres, humanas e sociais.
“A presente proposição tem por finalidade conceder ao Senhor Rui Costa dos Santos a honraria máxima desta Assembleia Legislativa, destinada a reconhecer personalidades que se destacam pela trajetória de compromisso com a democracia, a justiça social e o desenvolvimento do Estado da Bahia”, justifica.
Natural de Salvador, Rui Costa foi eleito governador da Bahia em 2014, sendo reeleito em 2018. Em janeiro de 2023, assumiu o cargo de ministro-chefe da Casa Civil, no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em maio, ele confirmou que será um dos candidatos ao senado em 2026.
“Nosso candidato a governador chama-se Jerônimo Rodrigues. Nosso candidato à reeleição ao Senado chama-se Jaques Wagner. E eu estou colocando meu nome a uma vaga de senador e nós vamos conversar”, disse o ex-governador, durante entrevista ao Jornal da Bahia no Ar, na Rádio Metrópole.