Mulheres negras de todo o país já podem se inscrever para o concurso que elegerá a Deusa do Ébano 2026, título máximo de representação do bloco afro Ilê Aiyê. Considerado um dos momentos mais simbólicos do calendário cultural de Salvador, o concurso celebra a beleza, a ancestralidade e a força da mulher negra, tradição que acompanha a história do Ilê há mais de cinco décadas.
Podem participar mulheres negras entre 18 e 35 anos. As inscrições seguem até o dia 30 de novembro, através do formulário online.
Após o encerramento das inscrições, será realizada a etapa de seleção que definirá as 15 finalistas, em data a ser divulgada pelo bloco. A escolha da vencedora acontecerá durante a 45ª Noite da Beleza Negra, uma das festas mais emblemáticas do Verão de Salvador, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu. A atual detentora do título é Lorena Bispo, dançarina, comunicadora e escritora, eleita Deusa do Ébano 2025 após ter sido princesa na edição anterior.
A realização é da Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê e do Governo Federal, com produção da Caderno 2 Produções. O concurso conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, por meio do Edital de Ações Calendarizadas, e da ITS Brasil. A ação integra o Plano Anual do Ilê Aiyê, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).