Neste domingo (2), Dia de Finados, os dez cemitérios municipais de Salvador, localizados nos bairros de Pirajá, Plataforma, Periperi, Paripe, Brotas, Itapuã e nas ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e dos Frades (nas comunidades de Ponta de Nossa Senhora e Paramana), estarão abertos das 8h às 17h. No Cemitério Municipal de Brotas será celebrada uma missa às 9h.
Os espaços, geridos pela Diretoria de Serviços Públicos (Dsep), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), passaram por diversas ações preventivas e de manutenção, como capinação e limpeza das áreas externas, aplicação do fumacê, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses, para combater mosquitos transmissores de arboviroses, além de pintura e revitalização das instalações.
Também está em curso a reforma dos muros dos cemitérios de Paripe, Periperi, Ilha de Bom Jesus dos Passos e Ilha de Maré.
Há mais de 800 gavetas disponíveis
A Prefeitura de Salvador investiu R$ 1,1 milhão para a construção de 870 novas gavetas funerárias no cemitério municipal de Paripe, as quais já se encontram disponíveis para realização de novos sepultamentos.
Os cidadãos que desejam solicitar o serviço, que funciona diariamente das 8h às 16h, incluindo feriados, podem entrar em contato com a Central de Agendamentos da Semop, nos telefones (71) 3202-4951, (71) 3202-4952, (71) 3202-4953 ou (71) 3202-4954.
Para cremação, são disponibilizadas até duas vagas por dia, por meio de convênio entre a Prefeitura e o Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas. O procedimento ocorre nos mesmos moldes do serviço pago: primeiro, é realizada uma cerimônia de 30 minutos e, logo após, é feita a entrega das cinzas em uma urna ecológica. Os agendamentos são sempre feitos para o dia seguinte em horários fixos: às 9h ou às 10h.
A cremação pode ocorrer desde que haja manifestação, em vida, do falecido em instrumento público ou particular. Nesse caso, o termo deverá contar com a assinatura do declarante e de mais três testemunhas, todas com as firmas reconhecidas.
Na falta da manifestação em vida, a cremação somente será possível com a autorização de dois parentes de grau direto, na sequência: cônjuge – seja ele (a) esposo (a) ou companheiro (a) legalmente reconhecido (a) – pais, filhos e irmãos, desde que maiores de idade. Nesse caso, devem ser apresentadas cópias do RG, CPF e comprovante de residência do falecido e dos dois parentes responsáveis pela solicitação.
Para a cremação, além da manifestação em cartório (caso o falecido tenha manifestado em vida), do atestado de óbito, da guia de cremação, emitida pelo cartório de registro civil, e das cópias dos documentos pessoais do falecido e dos responsáveis pelo pedido, é necessário o envio da declaração de pobreza e do termo de responsabilidade para a central de agendamentos.
Tanto a declaração de pobreza como o termo de responsabilidade estão disponíveis no site da Semop para download, na aba cemitério público.
A declaração de pobreza serve para atestar que a família não tem condições financeiras de arcar com os custos do serviço. Após o procedimento, é entregue uma guia de liberação da Prefeitura para que seja feita a cremação no Cemitério Jardim da Saudade.
As cremações ocorrem em caso de morte causada por doenças crônicas, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), parada cardíaca, insuficiência respiratória, Aids, câncer, diabetes, senilidade, morte natural, entre outras, conforme atestado na declaração de óbito.
Quando o óbito decorrer de acidente, homicídio ou por causa indeterminada, considerada não natural ou violenta, a cremação dependerá de autorização judicial e liberação de autoridade policial. O falecido a ser cremado não deve ter marcapasso, peças de titânio ou qualquer outra prótese de metal.
Funcionamento dos mercados populares
Neste domingo (2), os mercados municipais, também sob a gestão da Dsep/Semop, funcionarão em horário especial. O Mercado Popular de Água de Meninos abrirá das 6h às 12h. No Mercado do Bonfim, os bares funcionam das 11h às 22h, e o artesanato, das 9h às 17h.
Já o Núcleo de Abastecimento, Comércio e Serviços (Nacs) de Itapuã atenderá os consumidores das 6h às 13h, mesmo horário do Nacs de Periperi. O Mercado Municipal de Itapuã funciona das 6h às 17h.
O Mercado das Flores, no Dois de Julho, funcionará das 8h às 17h. Já o Mercado Municipal do bairro abrirá das 7h às 12h. O São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, estará aberto das 8h às 15h, e o Mercado Modelo, das 9h às 14h.
No Jardim Cruzeiro, o mercado municipal abrirá das 8h às 13h e, em Fazenda Coutos, o centro comercial do bairro atenderá das 7h às 12h. Na Baixa do Fiscal, o Mercado do Curtume funcionará das 7h às 18h.
Os mercados municipais de Cajazeiras, São Cristóvão, Mané Dendê e Liberdade estarão fechados na data.