Bahia realiza 1º Concurso e 2º Festival do Queijo Artesanal em Salvador

Bahia realiza 1º Concurso e 2º Festival do Queijo Artesanal em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 30/10/2025 às 13:24 / Leia em 3 minutos

Evento reúne mais de 460 queijos produzidos em diversas regiões do estado e valoriza a cadeia produtiva do leite e o turismo gastronômico baiano

A capital baiana foi palco, nesta quarta-feira (29), de um momento histórico para o setor rural: o 1º Concurso do Queijo Artesanal da Bahia, realizado no Mercado do Rio Vermelho. Mais de 460 queijos artesanais, produzidos em diferentes regiões do estado, foram avaliados por especialistas em uma iniciativa que busca valorizar a produção local, fortalecer a cadeia do leite e impulsionar o turismo gastronômico no estado.

A premiação dos vencedores acontece nesta quinta-feira (30), às 17h, durante a abertura oficial do 2º Festival do Queijo Artesanal da Bahia, que segue até sábado (1º), também no Mercado do Rio Vermelho. O evento promete reunir o melhor da produção baiana, com oficinas, degustações, comercialização de produtos e queijos premiados em concursos nacionais e internacionais.

Valorização e fortalecimento do setor

O concurso e o festival são promovidos pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Associação de Produtores de Queijo da Bahia e a Unicafes Bahia, com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Turismo (Setur).

“Com esse 1º concurso, inauguramos um novo momento para a produção de queijo artesanal na Bahia. É uma ação inovadora que eleva a nossa produção a um novo patamar de reconhecimento”, destacou Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.

Para João Campos, presidente da Associação do Queijo Baiano e produtor da Queijaria e Fazenda Licurizal, o concurso representa um marco de valorização e profissionalização do setor.

“Além de dar visibilidade aos produtores, vai gerar um diagnóstico que orientará políticas públicas voltadas às necessidades do setor e estimulará a regularização e o fortalecimento da cadeia”, ressaltou.

Reconhecimento e qualidade

A engenheira de alimentos Mônica Correia, professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e integrante da equipe de Comissários do concurso, destacou a importância de iniciativas como essa no país.

“Esses eventos promovem a valorização do produtor e de seus produtos. A divulgação dos resultados certamente aumentará a procura pelos queijos e impulsionará a produção e a agregação de valor”, afirmou.

Entre os jurados, o chef Caco Marinho celebrou o feito:

“São quase quinhentos queijos sendo avaliados por cerca de 60 jurados, cada um com um olhar diferente sobre o queijo baiano. É uma conquista histórica.”

O apresentador Dalton Soares, do programa Panela de Bairro, também integrou o júri e destacou a diversidade e evolução da produção local.

“Ao longo dos mais de dez anos do programa, vimos o quanto os queijos artesanais estão evoluindo, com produtores estudando, inovando e colocando o seu próprio terroir no produto”, contou.

Sobre o concurso

O corpo de jurados reúne professores, estudantes, sommeliers, chefs, pesquisadores, veterinários, queijistas e especialistas das áreas de gastronomia e agropecuária.

As categorias avaliadas incluem queijo de coalho tradicional e com adição, requeijão tradicional e com raspa, queijos maturados, trufados, marinados, de massa filada, frescos, inovadores, além de doces de leite e iogurtes artesanais, entre outros derivados do leite.

Serviço

Evento: 2ª edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia
Local: Mercado do Rio Vermelho – Salvador (BA)
Data: 30 de outubro a 1º de novembro de 2025
Horário:

  • Quinta (30): 17h às 21h
  • Sexta (31) e sábado (1º): 12h às 21h
    Entrada gratuita

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia