O Governo da Bahia autorizou a realização de oito concursos públicos para diferentes áreas, durante evento realizado na terça-feira (28), em Salvador. Entre os órgãos contemplados estão a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Ainda não há definição sobre a banca organizadora que ficará responsável pelos processos seletivos.
Serão abertas 110 vagas para os cargos de especialista ambiental e técnico ambiental. De acordo com a Secretaria de Administração (Saeb), os novos cargos devem gerar um custo de R$ 10,3 milhões para o Estado em 2027.
O Inema já realizou concurso em 2021, oferecendo 45 vagas para profissionais de nível superior, com salário inicial de R$ 2.729,78. Antes disso, em 2013, a Sema abriu concurso com 179 vagas, distribuídas entre cargos de especialista (139) e técnico (40) em meio ambiente e recursos hídricos.
Segundo a Saeb, a escolha das bancas organizadoras poderá ocorrer em breve. Embora ainda não haja prazos definidos, a distribuição das vagas por área já está definida. A medida busca atender a demandas de órgãos que não renovaram seus quadros de efetivos nos últimos anos.
Além disso, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) deve convocar 153 agentes penitenciários que estavam em cadastro reserva. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) também adiantou que novos concursos na área de Segurança Pública serão anunciados em breve.