A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, promove nesta quinta-feira (30), a partir das 14h, na Casa da Mulher Brasileira, o Seminário Municipal sobre Feminicídio. O evento é gratuito e tem como objetivo debater dados e estratégias que precisam ser adotadas e aprimoradas para coibir esse tipo de crime na cidade.
Na ocasião, serão apresentados dados da pesquisa sobre feminicídio conduzida pela epidemiologista e professora Greice Menezes, que aponta que Salvador registrou 10 casos de feminicídio em 2025, e outros nove no ano passado. O levantamento mostra ainda que este ano houve uma queda de 50% dos feminicídios contabilizados na capital baiana em relação a 2023, quando foram registrados 20 casos.
“No mês Municipal de Combate ao Feminicídio, esse seminário visa debater os desafios na produção de dados articulados junto à Rede de Enfrentamento à Violência contra as mulheres para entender os fatores e circunstâncias que levam ao cometimento desse crime e criar estratégias conjuntas para impedir que a mulher seja morta pelo fato de ser mulher”, afirma a diretora de Políticas para as Mulheres da pasta, Fernanda Cerqueira.
A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, explica que os números são fundamentais no enfrentamento da violência contra a mulher. “Não há como construir políticas públicas efetivas sem conhecer os dados do seu território. É importante ter especialistas e todos os atores da rede discutindo sobre esse tema, para que a gente consiga identificar de forma mais especializada situações que podem ser evitadas e salvar a vida de mais mulheres na nossa cidade”, afirma a secretária.
Unidades – A SPMJ conta com três unidades de acolhimento à mulher em situação de violência, além da Casa da Mulher Brasileira, que funciona 24h. Todas as unidades oferecem atendimento multidisciplinar, ou seja, de ordem psicossocial e jurídica.
O Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares fica localizado dentro da Casa da Mulher Brasileira e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é o (71) 3202-7396/9701/4675.
O Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua José Seixas Filho, na Fazenda Grande II. O telefone para contato é (71) 3202-7380.
Já o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce está localizado na Rua Lelis Piedade, na Ribeira. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mas o local permanece aberto 24 horas por dia para acolhimento. O telefone para contato é (71) 3202-7399.