Novembro Salvador Capital Afro: Casa das Histórias inaugura exposição “Floresta de Infinitos” neste sábado (1º)

Novembro Salvador Capital Afro: Casa das Histórias inaugura exposição “Floresta de Infinitos” neste sábado (1º)

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Publicado em 29/10/2025 às 12:05 / Leia em 4 minutos

Mostra imersiva marca o início da programação do Novembro Salvador Capital Afro 2025, reunindo 16 artistas sob curadoria de Ayrson Heráclito, Tiganá Santana, Marcelo Campos e Thaís Darzé

A Casa das Histórias de Salvador inaugura neste sábado (1º), às 11h, a exposição “Floresta de Infinitos”, experiência imersiva que convida o público a atravessar territórios de espiritualidade, arte e ecologia. A mostra abre oficialmente o Novembro Salvador Capital Afro 2025, iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) da Prefeitura de Salvador. A entrada será gratuita no dia da abertura.

Inspirada na instalação apresentada por Ayrson Heráclito e Tiganá Santana na 35ª Bienal de São Paulo, em 2023, a exposição amplia o conceito da obra original e estabelece novas conexões com forças africanas, afro-brasileiras e indígenas, propondo uma travessia poética sobre ancestralidade, território e as urgências ecológicas do presente.

“Essa exposição fala de raízes, de espiritualidade e de natureza — temas profundamente conectados à identidade de Salvador e ao legado dos povos africanos que moldaram nossa cidade”, afirma a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos.

Novembro Salvador Capital Afro: Casa das Histórias inaugura exposição “Floresta de Infinitos” neste sábado (1º)

Para Ayrson Heráclito, revisitar a instalação na Bahia carrega um forte simbolismo. “Grande parte das pessoas que compõem esse trabalho são baianas, como Mãe Stella de Oxóssi, Mãe Edna, entre outras. Trazer essa obra para Salvador, território de origem de tantas referências, tem um significado profundo”, destaca o artista e curador.

A instalação homenageia os guardiões da floresta — humanos e não humanos — que sustentam a continuidade da vida, reverenciando nomes como Chico Mendes, Dom Phillips, Bruno Pereira, Mãe Stella de Oxóssi, Joãozinho da Goméia, Mãe Edna e Mãe Mirinha de Portão, além de presenças simbólicas como o Rio Doce, a perereca-verde-de-fímbria e o pássaro peito-vermelho-grande.

Em sua montagem em Salvador, Floresta de Infinitos transforma a Casa das Histórias em uma travessia sensorial, unindo luz, som e aroma para criar uma experiência de imersão e encantamento. As 60 obras que compõem a mostra abrangem pintura, escultura, fotografia, performance e arte digital, evocando orixás, forças da natureza e memórias ancestrais.

A exposição reúne 16 artistas de diferentes regiões do país: Alana Barbo, Aline Brune, Ani Ganzala, Arissana Pataxó, Davi Rodrigues, Edsoleda Santos, Frans Krajcberg, Laryssa Machada, Mateus Morbeck, Mayara Ferrão, Mestre Dicinho, Presciliano Silva, Tiago Sant’Ana, Ventura Profana, Yacunã Tuxá e Jaider Esbell, além dos idealizadores Ayrson Heráclito e Tiganá Santana.

Novembro Salvador Capital Afro: Casa das Histórias inaugura exposição “Floresta de Infinitos” neste sábado (1º)

Para a curadora Thaís Darzé, a montagem baiana reforça o caráter de partilha da obra. “É um campo de encontros entre diferentes linguagens, gerações e visões de mundo”, afirma. Já o curador Marcelo Campos destaca que a nova montagem mantém viva a essência da obra exibida na Bienal de São Paulo, agora em diálogo com novas produções e contextos.

A mostra tem assistência de curadoria de Paulo Otávio Laia, produção executiva de Claudia Lima, coordenação de Mariana Vaz, expografia de Alessandro Vital, produção da Janela do Mundo e coprodução da Hasta La Luna.

Casa das Histórias inaugura exposição “Floresta de Infinitos” neste sábado (1º) – Foto: © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Serviço
Exposição: Floresta de Infinitos
Abertura: Sábado, 1º de novembro, às 11h
Local: Casa das Histórias de Salvador
Entrada: Gratuita no dia da inauguração
Realização: Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult)

 

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia