A oncologista baiana Clarissa Mathias, referência internacional no combate ao câncer de pulmão, será homenageada com o Prêmio de Protagonismo Feminino na Oncologia, concedido pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). A premiação acontece durante o XXVI Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica (SBOC 2025), entre os dias 6 e 8 de novembro, no Hotel Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Líder do Cancer Center HSI Oncoclínicas e pesquisadora do Instituto Oncoclínicas, Clarissa é reconhecida pelo trabalho em defesa da equidade de gênero na medicina e pela atuação em uma oncologia mais humanizada.
“A oncologia tem avançado bastante nos últimos anos através também do trabalho de médicas e pesquisadoras altamente qualificadas, dedicadas e potentes. A presença feminina só fortalece essa área e a nossa árdua missão de lidar com o câncer”, afirma a médica.
Clarissa Mathias tem trajetória marcada por pioneirismo. Foi a primeira brasileira a integrar a diretoria da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) e já presidiu a SBOC, o Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT) e o Comitê Internacional da ASCO. Atualmente, participa do Comitê de Mulheres para Oncologia da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO).
Além da premiação, a médica também participa do lançamento do livro “A História das Mulheres na Medicina”, da SBOC, que acontece no dia 5 de novembro, na Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro. A obra, escrita por oncologistas de diferentes estados, traz relatos sobre a trajetória feminina na medicina, desafios da liderança, maternidade e desigualdades na profissão.
“Esse livro é um resgate histórico do papel que as mulheres desempenharam no cuidado, na ciência e na cura ao longo da história, muito antes de serem aceitas nas universidades. Mesmo nos dias atuais ainda enfrentamos muitos desafios, barreiras e preconceitos para exercer a profissão”, ressalta Clarissa Mathias.