Dirigido por Antonio Pitanga, filme ‘Malês’ ganha exibição em importante universidade do Reino Unido

Dirigido por Antonio Pitanga, filme ‘Malês’ ganha exibição em importante universidade do Reino Unido

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação/Vantoen Pereira Junior

Publicado em 29/10/2025 às 11:52 / Leia em 2 minutos

Dirigido pelo cineasta baiano Antonio Pitanga, o filme “Malês” ganhará uma exibição especial na Universidade de Cambridge, uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do Reino Unido. A sessão será voltada a alunos do Centro de Estudos Latino-Americanos. 

Durante a pré-estreia do seu novo projeto audiovisual em Salvador, no início deste mês de outubro, Antonio ressaltou a importância da obra como uma ferramenta de resgate da história do povo brasileiro.

“Este filme tira o cobertor e mostra importantes histórias que aconteceram aqui na nossa Bahia. O Brasil não conhece a sua formação cidadã, que passa pelos Malês, passa pelo Dois de Julho, passa por Maria Felipa, Maria Angélica, Maria Quitéria e tantas outras pessoas incríveis que marcaram a nossa história. Então, eu acho que ‘Malês’ é uma oportunidade da gente falar sobre esta Bahia que o Brasil não conhece, sobre estas negras e negros que foram sequestrados em África e que tiveram a ousadia de fazer esse importante levante em 1835”, declarou. 

Com direção de Antonio Pitanga e roteiro de Manuela Dia, o filme “Malês” é nspirado no livro “Rebelião Escrava no Brasil”, do historiador João José dos Reis. O longa trata sobre a mais importante rebelião urbana de escravizados do Brasil e traz no elenco nomes como Rocco e Camila Pitanga, além do próprio Antonio, que interpreta Pacífico Licutan, um dos líderes da rebelião que incentivava a participação de pessoas diferentes etnias e religiões para o sucesso da revolta e o fim da escravidão.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia