Após 15 anos, Conferência Municipal de Esportes é retomada em Salvador

Após 15 anos, Conferência Municipal de Esportes é retomada em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Otávio Santos

Publicado em 29/10/2025 às 19:33 / Leia em 3 minutos

Depois de 15 anos, Salvador voltou a sediar a Conferência Municipal de Esportes e Lazer, que teve início nesta quarta-feira (29), reunindo gestores públicos, atletas, pesquisadores, entidades esportivas e representantes da sociedade civil. O encontro, que segue até esta quinta (30), acontece no Centro de Formação de Professores Emília Ferrero, no Costa Azul.

O evento tem como principal objetivo retomar o diálogo e definir propostas para a criação do Plano Municipal do Esporte e Lazer, com ações voltadas à promoção de projetos, programas e obras que fortaleçam o setor na capital baiana.

“Estamos abrindo dois dias de discussões que serão divididas em quatro eixos: gestão esportiva, programas e eventos, financiamento e controle social do esporte e lazer”, explicou Edvaldo Valério, presidente do Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Salvador (Comels).

O encontro reúne nomes que fazem parte do ecossistema esportivo da cidade — dirigentes de federações, associações, clubes sociais, ONGs e gestores públicos —, em um movimento de reconstrução das políticas voltadas ao esporte e ao lazer.

O secretário municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, Júnior Magalhães, destacou a importância da retomada do debate.

“Estamos reconstruindo a política pública do esporte de forma democrática e participativa. O esporte é uma ferramenta de transformação social, de saúde e de combate às desigualdades”, afirmou.

Representando o Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região (CREF13/BA), Rogério Moura elogiou a iniciativa.

“Defendemos que, onde houver prática de exercício físico, existam profissionais formados e registrados, garantindo a qualidade do serviço prestado à sociedade”, disse.

Durante o primeiro dia, os participantes aprovaram o regimento da conferência e acompanharam a palestra “Perspectiva para o Desenvolvimento do Sistema Municipal de Esportes e Lazer de Salvador”, conduzida pelo professor doutor Temístocles Damasceno, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Damasceno destacou o papel da conferência como instrumento de controle social e lembrou que o debate está alinhado à Lei Geral do Desporto, legislação recente que estabelece novas competências para estados e municípios.

Nesta quinta (30), a programação segue com discussões sobre os eixos temáticos no turno da manhã e, à tarde, a plenária final.

Promovida pelo Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Salvador, vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), a conferência marca um novo ciclo de planejamento e fortalecimento do esporte na cidade.

As propostas debatidas serão apresentadas posteriormente em uma audiência pública, que servirá de base para a elaboração do Plano Municipal do Esporte e Lazer de Salvador.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia