Um dos fundadores do movimento Clube da Esquina ao lado de Milton Nascimento, o cantor e compositor Lô Borges, de 73 anos, passou por uma traqueostomia no último sábado (25). Internado há 10 dias em Belo Horizonte (MG), o artista respira agora com auxílio de aparelhos de ventilação mecânica.
As informações foram confirmadas pelo irmão do músico, Yé Borges, ao g1, nesta segunda-feira (27). Segundo ele, o quadro de saúde de Lô é grave, porém estável. A traqueostomia, procedimento cirúrgico que cria uma passagem direta de ar para os pulmões, foi realizada para facilitar a respiração do cantor.
Lô Borges foi hospitalizado em 17 de outubro, após sofrer intoxicação por medicamentos. Na ocasião, Yé Borges tranquilizou os fãs, informando que o artista apresentava melhora. “O quadro está estável, todos os sinais vitais dentro do normal”, informou o boletim médico. Apesar da estabilidade, ainda não há previsão de alta.
Reconhecido como um dos nomes mais influentes da música brasileira, Lô Borges ajudou a criar o Clube da Esquina, movimento surgido em Minas Gerais nos anos 1960 que revolucionou a MPB ao misturar ritmos como rock, jazz, bossa nova e música regional.