Salvador receberá, pela primeira vez, o Encontro Nacional do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral, que reunirá desembargadores e ex-desembargadores dos TREs e ministros e ex-ministros do TSE advindos da advocacia. O evento, que será realizado nos dias 30 e 31 de outubro, colocará em pauta temas ligados ao bom funcionamento das eleições no Brasil.
A abertura do encontro contará com a presença do advogado-geral da União, Jorge Messias, e das ministras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Min. Estela Aranha, Min. Edilene Lôbo e Min. Vera Lúcia Santana Araújo. Já no dia 31 de outubro, a programação inclui mesas temáticas que vão reunir juristas em torno de temas como: o novo Código Eleitoral, fraude à cota de gênero, Direito Penal Eleitoral, fake news, deep fake e uso da IA nas eleições.
Para o desembargador eleitoral do TRE-BA, Danilo Costa Luiz, o evento é uma oportunidade única para que temas essenciais para o fortalecimento da democracia brasileira sejam debatidos em alto nível. Já Danilo Costa, que é vice-presidente COPEJE Região Nordeste e responsável pelo encontro, destaca que a reunião dos juristas é um momento de atualização único e de fomento a novas ideias para quem atua diariamente na Justiça Eleitoral.