Hospital da Bahia realiza primeiro transplante de medula óssea

Hospital da Bahia realiza primeiro transplante de medula óssea

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 28/10/2025 às 11:05 / Leia em 2 minutos

O Hospital da Bahia, administrado pela Rede Américas — segunda maior rede de hospitais privados do Brasil —, realizou o primeiro transplante de medula óssea da unidade. O procedimento foi feito em uma paciente de 57 anos, portadora de mieloma múltiplo, tipo de câncer que afeta as células do sangue.

O transplante, do tipo autólogo, ocorreu no Centro de Transplante de Medula Óssea do hospital, inaugurado em setembro. Nesse modelo, são utilizadas células-tronco do próprio paciente, que passam por coleta, processamento e reinfusão após o tratamento quimioterápico, ajudando na restauração da produção normal das células sanguíneas.

Dez dias após o procedimento, ocorreu a pega da medula, marco que confirma o sucesso do transplante. “Foi um momento muito especial”, relembra Regina Santos, primeira paciente transplantada no Hospital da Bahia, que recebeu uma pequena celebração da equipe médica. “Foi incrível ver todos com bolo, balões e um sorriso lindo no rosto. Fiquei encantada com o atendimento verdadeiramente humanizado”, contou.

Hospital da Bahia

A unidade conta com quatro leitos individuais exclusivos, equipados com sistemas de filtragem e controle de pressão do ar, além de uma equipe multidisciplinar formada por médicos especialistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros e dentistas — todos voltados a um cuidado humanizado e integral.

Não foi um tratamento fácil, mas venci e estou muito feliz com o resultado. O cuidado e a atenção de todos, desde os médicos até a equipe técnica, foram fundamentais. Fui acolhida de verdade”, completou Regina.

De acordo com Pedro Amoedo Fernandes, coordenador do Centro de Transplante de Medula Óssea do hospital, o novo serviço representa um marco na medicina privada baiana. “Definitivamente, Salvador está no mapa dos transplantes na medicina privada. Esse novo centro amplia o acesso a um tratamento de alta complexidade no estado”, destacou.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia