A cantora Ana Castela já havia desabafado sobre o quadro de acne e, em junho, revelou nas redes sociais que estava iniciando um tratamento com Roacutan. Na ocasião, ela contou que enfrenta o problema há anos e comentou sobre as reações iniciais do medicamento.
“Essas espinhas na minha cara, para quem me acompanha há muito tempo, sabe que sofro com acne há muito tempo na minha vida, muitos anos. E agora comecei a tomar Roacutan, meu Deus do céu, gente. Até o Roacutan fazer efeito essas bombinhas aqui vão sair tudo”, relatou a artista.
A dermatologista Dra. Karen Aquilina Cezar, formada pela Faculdade de Medicina de Valença (RJ) e pós-graduada em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte (MG) analisou o caso em entrevista à revista Caras.
Entendendo a acne
Segundo a médica, a acne é uma doença inflamatória das glândulas sebáceas, podendo se manifestar por cravos, espinhas e, em casos mais severos, por nódulos e cistos.
“Ela surge pela combinação de fatores como oleosidade excessiva, acúmulo de células mortas, ação hormonal e proliferação de bactérias. Ou seja, não é apenas uma questão estética — é uma condição médica que precisa de tratamento individualizado”, explica a dermatologista em entrevista à revista.
Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) reforçam que o problema é muito comum na adolescência, mas também pode afetar adultos.