Chef paraense recusa convite para cozinhar para príncipe William após exigência de cardápio vegano

Chef paraense recusa convite para cozinhar para príncipe William após exigência de cardápio vegano

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução/TV Globo

Publicado em 24/10/2025 às 11:18 / Leia em 2 minutos

O chef Saulo Jennings, um dos nomes mais respeitados da gastronomia paraense, recusou o convite para cozinhar para o príncipe William no Rio de Janeiro, durante o Prêmio Earthshot, após ser informado de que o cardápio do jantar deveria ser 100% vegano. O evento, marcado para o dia 5 de novembro, foi criado pelo herdeiro do trono britânico e celebra iniciativas voltadas à causa ambiental.

Em entrevista ao O Globo, Saulo criticou a exigência e afirmou que a decisão demonstra falta de respeito com a culinária amazônica, que ele representa em seu restaurante Casa de Saulo.

“Os britânicos vêm da terra do ‘fish and chips’ [peixe com fritas] e agora não comem peixe? Pegou mal essa determinação”, declarou o chef, que chegou a propor que 10% ou 20% do cardápio incluíssem pratos com peixe. No entanto, a organização manteve a exigência de um menu totalmente vegano.

O chef acredita que esse pedido é motivado por “medo e preconceito” de estrangeiros com a comida brasileira.

“Às vezes não é nem porque a pessoa é vegana. É receio mesmo! Este é o meu sentimento. Não estou dizendo que este é o caso deles, mas pelas propostas de trabalho que tenho recebido para a COP30, escuto muitas coisas assim: ‘Ah, faz só uns sanduichinhos com peito de frango’. Respondo que faço lombo de pirarucu. Essa é a minha cozinha”, disse Saulo, em entrevista ao jornal.

O chef já havia cozinhado para o rei Charles III, em 2023, durante um jantar no Palácio de Buckingham. Na ocasião, fez sucesso com pratos típicos, como arroz de pato com tucupi, cordeiro com ervas amazônicas e a “feijoqueca”, mistura de feijoada e moqueca com peixe, camarão, jambu e pimenta-comari.

Após a recusa do paraense, o cardápio do jantar do Earthshot Prize será assinado pela chef Tati Lund, dona do restaurante Org Bistrô, no Rio de Janeiro, especializado em culinária vegetariana.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia