Vitória da Conquista registra a menor temperatura do Nordeste e reafirma título de “Suíça Baiana”

Vitória da Conquista registra a menor temperatura do Nordeste e reafirma título de “Suíça Baiana”

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução / Redes sociais

Publicado em 23/10/2025 às 15:24 / Leia em 2 minutos

Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, voltou a ser a cidade com a menor temperatura registrada em toda a região Nordeste. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgados nesta segunda-feira (20), a “Suíça Baiana” marcou 14,5 °C, com outro ponto da cidade registrando 15,5 °C.

Na sequência do ranking nordestino, a baiana Guaratinga, localizada no sul do estado, aparece em 6º lugar com 18,3 °C, enquanto Belmonte, também no sul da Bahia, ocupa a 10ª posição com 18,5 °C.

Vitória da Conquista já é conhecida pelo frio intenso, o que lhe rendeu o apelido de “Suíça Baiana”. Em 24 de julho do ano passado, a cidade atingiu a temperatura histórica de 6,5 °C, a terceira mais baixa desde 1976, quando começaram os registros oficiais do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Durante o último inverno, o frio rigoroso fez com que tarefas simples, como lavar pratos, se tornassem desafios para os moradores locais. Em um vídeo viral nas redes sociais, um conquistense compartilhou a “gambiarra” criada para lavar a louça com água quente: ele reaproveitou um chuveiro com resistência queimada, substituiu a resistência por uma nova de R$ 8 e adaptou o sistema com tubos e uma tomada improvisada para aquecer a água na pia.

Essa criatividade é mais um reflexo da adaptação dos moradores à rotina fria da “Suíça Baiana”, que apesar das temperaturas baixas, mantém o espírito acolhedor e inventivo.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia