O Mercado Livre inaugurou em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, seu mais novo centro de distribuição, um projeto que consolida a cidade como um dos principais polos logísticos do Nordeste. O empreendimento foi desenvolvido pela Lyon Capital, em parceria com o fundo de investimento imobiliário Patria, e executado pela QPC Engenharia, utilizando métodos construtivos industrializados e mão de obra de mais de 2 mil profissionais.
Com 86 mil m² de área construída e 160 docas, o galpão se destaca por seu caráter inovador. Trata-se do primeiro galpão da Bahia com BTS (Built to Suit) climatizado, um diferencial que garante maior eficiência energética e conforto operacional para os colaboradores.

Centro de Distribuição do Mercado Livre fica em Simões Filho | Foto: Divulgação
Segundo Hassan Luedy, sócio-diretor da QPC Engenharia, o projeto foi totalmente industrializado, ou seja, com estrutura pré-fabricada e pré-pronta. Essa abordagem acelerou o cronograma e reduziu significativamente o impacto ambiental da obra.
“O método construtivo foi industrializado, ou seja, com toda a estrutura pré-fabricada e pré-pronta, o que garantiu a velocidade na entrega e a redução de resíduos no canteiro de obras, que podem chegar a 80% menos resíduos”, explicou Luedy.

São 86 mil m² de área construída | Foto: Divulgação
Com a nova estrutura, o Mercado Livre amplia sua presença estratégica na região Nordeste, reforçando sua capacidade de entrega e otimizando a logística de e-commerce em toda a Bahia.