A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu um comunicado nesta quarta-feira (22) após viralizar nas redes sociais um debate sobre o uso de glitter e pó decorativo em produtos de confeitaria cuja composição é feita 100% de material plástico.
A discussão ganhou força após o influenciador Dario Centurione, do perfil Almanaque SOS, denunciar que diversos estabelecimentos vendem o produto industrializado como “comestível”. Segundo ele, itens destinados a fins decorativos e produtos realmente próprios para o consumo estariam sendo expostos nas mesmas prateleiras.
Em nota, a Anvisa reforçou que os produtos usados para colorir bolos, doces e similares devem ser fabricados a partir de ingredientes e aditivos alimentares. A autarquia também destacou a importância dos consumidores ficarem atentos aos rótulos.
“Plásticos não podem ser usados na composição de alimentos! Pó decorativo ou glitter com polipropileno (PP) micronizado (ou outras substâncias plásticas) não deve ser ingerido. Consumidores e profissionais de confeitaria devem ler com atenção os rótulos dos produtos no momento da compra. Encontrou algum produto que se diz comestível e contém plástico? Envie sua denúncia para a Anvisa”, disse o órgão.
Ver essa foto no Instagram