O fotógrafo João Farkas, reconhecido por sua trajetória na fotografia documental, afirmou que Trancoso foi um dos lugares que mais mudaram desde que ele o registrou no passado. A região, hoje um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia, foi descoberta pelo artista na década de 1970.
“Quando eu cheguei lá, tinha, a maioria das casas era desocupada, tinha umas 100 casas, mais ou menos, da qual talvez uma boa parte era ocupada, a outra parte era desocupada. Era um lugar semi-abandonado e que parecia um presépio“, disse ele sobre a então pequena vila de pescadores.
Farkas também comentou sobre os impactos positivos que os investimentos trouxeram para o local, que hoje se destaca pelo turismo de luxo do estado. Entre as mudanças, o artista destacou a facilidade de acesso, que antes só podia ser feita a pé.
“Eu cheguei de bicicleta até metade do caminho, o resto foi a pé. A pé pela praia. Aquele grupo de pessoas que foi para lá, que preservou um pouco aquilo e promoveu a beleza, deu muito certo. Deu muita exposição. Deu muita exposição, ficou um lugar atrativo”, afirmou.