FLICA transforma Cachoeira na capital da literatura até domingo (26)

FLICA transforma Cachoeira na capital da literatura até domingo (26)

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Daniel Bezerra

Publicado em 23/10/2025 às 15:31 / Leia em 3 minutos

A 13ª edição da Feira Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) começou oficialmente nesta quinta-feira (23), no Recôncavo Baiano, reunindo um grande público de diversas cidades da região e do estado da Bahia. Com o tema “Ler é Massa”, o evento ocupa múltiplos espaços na cidade, que se transforma na capital da literatura até o encerramento, previsto para domingo (26).

Coordenadora geral do evento, Verônica Nonato destacou o trabalho coletivo que resultou na realização da feira. “Estamos fazendo uma festa linda, a abertura não teve uma cadeira sequer vazia. Isso nos dá forças para a 14ª edição”, afirmou. Ela celebrou o entusiasmo da equipe e antecipou que a programação reserva muitas atrações interessantes ao longo dos próximos dias.

FLICA transforma Cachoeira na capital da literatura até domingo (26)

A embaixadora da FLICA 2025, Vanessa Dantas, que coordenou o evento em edições anteriores, ressaltou a importância do evento para o enriquecimento cultural do público. “A leitura nos permite viajar por diversos mundos sem sair do lugar. Isso acontecerá aqui, com a presença de autores nacionais e internacionais”, disse. Vanessa agradeceu aos curadores, à Prefeitura de Cachoeira, ao município de São Félix e ao Governo do Estado da Bahia, que apoia a realização do evento e seus desdobramentos em todo o estado.

A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, afirmou sentir orgulho em sediar um dos maiores encontros literários do país. “A FLICA já se consolidou como evento que atrai talentos, leitores e curiosos do Brasil e do mundo. Cachoeira se reinventa e reafirma seu compromisso com a democratização do acesso ao livro e ao conhecimento”, destacou.

FLICA transforma Cachoeira na capital da literatura até domingo (26)

Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, enfatizou a importância do investimento em eventos literários para formar novos públicos e fortalecer o mercado editorial local. “Vale a pena porque estamos apoiando escritores, aquecendo a economia da cidade e fortalecendo a cultura baiana”, declarou.

Entre os patrocinadores, a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, destaca o orgulho de apoiar a maior feira literária do Norte e Nordeste. “A Bahia oferece uma grandiosa contribuição para o cenário cultural brasileiro”, afirmou Ana Cláudia, gerente de comunicação Regional Norte Nordeste da empresa.

A 13ª FLICA é patrocinada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio do FazCultura, Secretaria de Cultura (SecultBA), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Bahiagás, Caixa, Petrobras e Governo Federal, contando ainda com o apoio da EMBASA. O evento é realizado pela SCHOMMER, em parceria com a Prefeitura de Cachoeira e a livraria oficial LDM.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia