Filme baiano “Cais” concorre no BRAVO Film Festival, em Los Angeles

Filme baiano “Cais” concorre no BRAVO Film Festival, em Los Angeles

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 22/10/2025 às 14:23 / Leia em 3 minutos

O cinema baiano ganhou destaque na abertura da 17ª edição do BRAVO Film Festival, que aconteceu no último domingo (19), em Los Angeles. O evento foi inaugurado com a exibição de “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, protagonizado pelo ator baiano Wagner Moura. O artista foi representado na cerimônia por sua esposa, Sandra Delgado, também baiana, que marcou presença entre nomes de peso do cinema mundial.

Sandra Delgado representou o marido Wagner Moura | Foto: Livia Wippich

Além de “O Agente Secreto”, o festival inclui na competição de longas-metragens o filme “Cais”, da cineasta baiana Safira Moreira, que tem chamado atenção por sua sensibilidade estética e força poética. A obra, que já conquistou três prêmios no Festival Olhar de Cinema, em Curitiba, concorre agora no exterior, reforçando a presença da Bahia no circuito internacional.

No filme, Safira mergulha no luto após a perda da mãe e parte em uma jornada simbólica para reencontrá-la em outros territórios. A narrativa se desenvolve por cidades banhadas pelos rios Paraguaçu (Bahia) e Alegre (Maranhão), explorando temas como memória, tempo, vida, morte e renascimento.

O BRAVO Film Festival (antigo Hollywood Brazilian Film Festival) celebrou nesta edição sua nova identidade, revelada durante o Festival de Cannes, e promove pela primeira vez uma competição de longas, com sete filmes representando a diversidade do cinema brasileiro: além de “Cais”, concorrem “O Último Azul”, “Papagaios”, “A Natureza das Coisas Invisíveis”, “Mambembe”, “Nó” e “Futuro Futuro”.

O evento reuniu nomes consagrados como Walter Salles (“Ainda Estou Aqui”), Emilie Lesclaux, Jafar Panahi (Palma de Ouro em Cannes), Ana de Armas (“Blonde”) e Édgar Ramírez (“The Assassination of Gianni Versace”). Aly Muritiba, cineasta, roteirista e produtor baiano, conhecido por trabalhos como “Deserto Particular”, escolhido para representar o Brasil no Oscar 2022, e episódios de séries como “Cangaço Novo”, também marcou presença.

Também baiano, Aly Muritiba marcou presença no evento | Foto: Livia Wippich

A programação distribui US$ 15 mil em prêmios, incluindo Melhor Filme, Direção, Atuação e um Prêmio Especial de Excelência. Com apoio da SPCINE, Consulado do Brasil em Los Angeles e Projeto Paradiso, o BRAVO segue até o final de outubro celebrando a ressonância global do cinema brasileiro.

No dia 21, o BRAVO FYC (For Your Consideration) será realizado no Linwood Dunn Theater, com apoio do LA Times, destacando produções nacionais que disputam espaço na temporada de premiações internacionais.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia