Cidade da Música: Salvador celebra 10 anos de título da Unesco com festival inédito

Cidade da Música: Salvador celebra 10 anos de título da Unesco com festival inédito

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Igor Santos / Secom

Publicado em 22/10/2025 às 11:13 / Leia em 3 minutos

A capital baiana se prepara para viver uma grande celebração musical entre os próximos dias 25 e 27 de outubro, quando o Distrito Criativo do Comércio receberá a primeira edição do Festival Internacional Salvador Cidade da Música. O evento marca os 10 anos do título de Cidade Criativa da Música concedido pela Unesco e integra o programa Cidade da Música, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador com o objetivo de estimular o segmento e fortalecer a economia criativa local.

“Salvador sempre foi reconhecida por sua riqueza musical. Com o título de Cidade da Música, assumimos o compromisso institucional de cuidar, investir e planejar políticas públicas baseadas nesse potencial criativo. Hoje, somos referência não apenas pelo nosso passado, mas pelo futuro que estamos construindo”, destaca a vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos. “Existem mais de 70 cidades criativas da música reconhecidas pela Unesco ao redor do mundo, e o festival nasce para comemorar esse título, mas também para se relacionar com essa rede. A cada edição, receberemos de duas a três cidades criativas da música de lugares diferentes do mundo”, completa Gabriela Rocha, gerente de Linguagens Artísticas e Negócios Criativos da Secult.

 

Programação 

Em sua primeira edição, o Festival Internacional Salvador Cidade da Música contará com artistas das cidades de Kingston (Jamaica), Valparaíso (Chile) e Recife (Brasil), que movimentarão a Praça Maria Felipa neste domingo (26). O show terá início às 13h com a apresentação de Lucas dos Prazeres (Recife). Às 14h45, direto do Festival Popular de Valparaíso, no Chile, Mora Lucay apresentará um pouco do seu indie pop rock latino-americano. Em seguida, a partir das 16h30, o Ministereo Público, primeiro sound system da Bahia, recebe ao palco Oku Onuora (de Kingston) e Jaime Hinckson.

À noite, o palco principal do festival recebe o concerto especial Salvador Cidade da Música, com uma apresentação da Orquestra Afrosinfônica, sob direção artística do maestro Ubiratan Marques, reunindo grandes nomes da música baiana, a exemplo de Carlinhos Brown, Ilê Aiyê, Gerônimo Santana, Olodum, Sued Nunes, Nem Cardoso, Roberto Mendes, Seko Bass e Mariene de Castro.

Construído como um percurso histórico-musical, o espetáculo revisitará diferentes momentos da música em Salvador, desde Xisto Bahia, passando por Tia Ciata, Tropicália e Dorival Caymmi, entre outros grandes nomes que contribuíram significativamente para a diversidade, potência criativa e impacto cultural do cenário musical baiano e brasileiro.

 

Encontros formativos – Além dos shows no local, o público poderá vivenciar uma experiência completa, com food trucks, painéis temáticos, masterclasses e mentorias.

No sábado (25), das 11h às 12h30, o Museu Cidade da Música da Bahia recebe o painel de abertura do festival com representantes de Salvador, Kingston, Valparaíso e Recife. O tema do painel será Conteúdo Orgânico x Mídia Paga na Construção de Audiência. Das 15h30 às 16h30, haverá mais um painel no equipamento municipal, que tratará sobre Internacionalização e Mercado de Festivais.

Já na segunda (27), haverá masterclass e mais dois painéis no Polo de Economia Criativa Doca 1 e no Cidade da Música da Bahia. 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia