Bruno Reis recebe comitê da Cruz Vermelha para discutir expansão do programa “Acesso Mais Seguro” em Salvador

Bruno Reis recebe comitê da Cruz Vermelha para discutir expansão do programa “Acesso Mais Seguro” em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Valter Pontes

Publicado em 22/10/2025 às 17:53 / Leia em 2 minutos

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, recebeu nesta quarta-feira (22), no Palácio Thomé de Souza, representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para discutir a ampliação do programa Acesso Mais Seguro (AMS) na capital baiana. A iniciativa busca proteger servidores públicos e cidadãos em áreas afetadas por violência armada, garantindo a continuidade dos serviços essenciais.

Durante a reunião, o prefeito destacou a importância do programa diante dos desafios enfrentados por diversas regiões da cidade. “Infelizmente, há uma disputa do tráfico em muitas áreas que impacta o funcionamento dos serviços públicos. Protocolos como o AMS garantem maior segurança para que possamos manter o atendimento à população”, afirmou Bruno Reis.

A capital baiana conta atualmente com 34 unidades públicas com Plano de Contingência validado. Dessas, 21 utilizam a plataforma Acesso Mais Seguro, que já registrou mais de 1.900 notificações de risco, entre baixo, médio, alto e crítico. O programa também já capacitou mais de 650 servidores, tanto presencialmente quanto por ensino à distância.

Além do encontro com o prefeito, a delegação da Cruz Vermelha visitou o CRAS da Engomadeira e anunciou que Salvador será, pela primeira vez, sede do Encontro Nacional da Rede AMS, nos dias 26 e 27 de novembro. O evento reunirá gestores e técnicos de todo o país para troca de experiências e apresentação de resultados.

Coordenadora nacional do programa, Giselle Corrêa elogiou o modelo de Salvador, destacando a integração entre as secretarias municipais como um diferencial. “A articulação liderada pela Secretaria de Gestão entre as diversas pastas é inspiradora. Salvador está mostrando que é possível mitigar riscos e manter o funcionamento dos serviços mesmo em contextos adversos”, disse.

Participaram da reunião os secretários municipais Júnior Magalhães (Sempre), Rodrigo Alves (SMS), Alexandre Tinoco (Semge) e Cacá Leão (Segov), além de representantes da Smed e da SPMJ.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia