Volume de chuvas em Salvador chega a 123 mm e ultrapassa média histórica de outubro

Volume de chuvas em Salvador chega a 123 mm e ultrapassa média histórica de outubro

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Jefferson Peixoto

Publicado em 21/10/2025 às 11:30 / Leia em 2 minutos

A forte atuação de uma frente fria vinda da região Sul provocou chuvas intensas em Salvador desde a segunda-feira (20). Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o volume acumulado já chega a 123,2 mm na região da Boca da Mata, ultrapassando a média histórica de outubro, que é de 91 mm.

Outros bairros também registraram volumes expressivos: Nova Brasília (106,8 mm), Cajazeiras VIII (101,6 mm) e Mangabeira (98,4 mm), de acordo com dados da estação de referência em Ondina.

Diante das condições climáticas, a Codesal emitiu alerta de atenção na manhã desta terça-feira (21), com previsão de chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de rajadas de vento, e risco de queda de árvores, deslizamentos de terra e alagamentos. A previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com 90% de chance de chuva ao longo do dia.

As rajadas de vento superaram os 60 km/h em regiões como Barra e Itapuã. “Depois de uma segunda com dados históricos, a cidade se comportou muito bem. Mas agora, com o solo encharcado, nossa atenção é redobrada por conta do risco de escorregamentos de terra”, alertou o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

A Defesa Civil reforça que, em caso de risco, a população deve ligar para o número 199, disponível 24h. Para receber alertas preventivos por SMS, basta enviar o CEP da residência para 40199.

As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real pelo site oficial da Codesal:
www.codesal.salvador.ba.gov.br.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia