Uma mulher diagnosticada com Parkinson conseguiu recuperar temporariamente seus movimentos e tocar clarinete durante uma cirurgia no cérebro realizada no Reino Unido. A condição afeta o sistema neurológico e causa sintomas como tremores, rigidez muscular e lentidão nos movimentos.
Diagnosticada desde 2014, a fonoaudióloga Denise Bacon, de 65 anos, foi submetida a uma cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda (ECP), técnica usada no tratamento de distúrbios de movimento que não respondem a medicamentos convencionais.
Apaixonada por música, Denise já não conseguia mais tocar clarinete há alguns anos. A doença também havia comprometido sua capacidade de andar, nadar e dançar. Ela tocava em uma orquestra até cinco anos atrás, quando precisou se afastar devido ao avanço da condição.
A patient with Parkinson’s disease played the clarinet while undergoing brain surgery to help manage her symptoms, giving surgeons a chance to instantly hear the results of the procedure.
According to King’s College Hospital in London, Denise Bacon, a 65-year-old retired speech… pic.twitter.com/AaFlJvTOsp
— CBS News (@CBSNews) October 21, 2025
Durante a cirurgia, os médicos implantaram eletrodos no cérebro da paciente, conectados a um gerador de pulsos, semelhante a um marcapasso, capaz de emitir impulsos elétricos que modificam a atividade cerebral e reduzem os sintomas da doença.
“Lembro-me de que minha mão direita conseguia se mover com muito mais facilidade depois que o estímulo foi aplicado, e isso, por sua vez, melhorou minha capacidade de tocar clarinete, o que me deixou muito feliz”, disse a paciente.
Agora, após o procedimento, os médicos acreditam que Denise poderá em breve recuperar totalmente sua mobilidade e retomar as atividades que precisou abandonar