O tradicional O Cravinho, no Pelourinho, reabriu nesta terça-feira (21), às 11h. A retomada das atividades ocorre após a liberação do registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que certifica a segurança dos produtos utilizados para a fabricação das bebidas no estabelecimento.
Além disso, o bar informa estar com alvará, certificações e notas fiscais regularizados, reafirmando sua condição de “patrimônio cultural e afetivo da Bahia, símbolo da tradição, autenticidade e hospitalidade do nosso povo”.
No dia 16 de outubro, o bar foi alvo de fiscalização durante a operação “Bebidas Etílicas”, desencadeada pela Polícia Civil da Bahia, pelo MAPA e por outros órgãos. A ação resultou na interdição de barris destinados à produção da bebida artesanal que dá nome à casa, um destilado de cachaça com especiarias, por falta de autorização para fabricação e comercialização.
Os proprietários, contudo, já haviam solicitado um laudo técnico ao Universidade Federal da Bahia (UFBA), que apontou “excelência” e “segurança” nos insumos utilizados e decidiram que só reabririam a casa com a liberação da produção e venda da bebida.