O influenciador digital Vittor Fernando, de 30 anos, que chamou atenção com a fantasia de Fofão no baile de Halloween da Sephora, explicou nesta terça-feira (21) por que decidiu apagar todas as fotos do look. Segundo ele, a homenagem ao icônico personagem brasileiro acabou gerando ameaças e notificações de possível processo.
Com mais de 16 milhões de seguidores, Vittor contou que a ideia nasceu como uma homenagem ao clássico personagem brasileiro. “Quis brincar com uma figura da nossa cultura e pesquisei muito antes, inclusive sobre o ator que o interpretava. Eu sabia da questão dos direitos autorais e, por isso, não usei o personagem para fins comerciais”, explicou.
Mesmo sem fazer publicidade, o influenciador começou a receber mensagens de empresários e advogados pedindo a retirada imediata do material. “Falavam que, se não tirássemos do ar, seríamos processados”, relatou.
Diante da situação, ele preferiu evitar confusão. “Poderia deixar e encarar o processo, mas não valia o desgaste. Era só pra divertir e prestar uma homenagem”, disse Vittor, que é conhecido pelos vídeos de humor nas redes.
O personagem Fofão, criado por Orival Pessini, tem uso restrito e depende de autorização da família do artista, detentora dos direitos autorais previstos na Lei nº 9.610/98.