A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do medicamento Mounjaro, da farmacêutica Eli Lilly, para o tratamento da apneia obstrutiva do sono em adultos com obesidade. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial da União.
Com princípio ativo tirzepatida, o Mounjaro já era indicado para diabetes tipo 2 e agora se torna o primeiro remédio aprovado no Brasil para tratar a apneia do sono, condição caracterizada por pausas na respiração durante o descanso.
A autorização se baseou em estudos que mostraram redução significativa nas interrupções respiratórias e melhora da qualidade do sono em pacientes que usaram a tirzepatida. Pesquisas também apontaram perda de peso e melhora de fatores de risco cardiovascular.
De acordo com a Eli Lilly, até metade dos pacientes tratados deixaram de apresentar sintomas da doença, e alguns chegaram a dispensar o uso de aparelhos CPAP, tradicionalmente utilizados para manter as vias respiratórias abertas durante o sono.